Todos
apreciam uma boa história, mas muita pouca gente conhece o valor real dela.
Muitos que a usam para diferentes fins, como entreter, despertar a atenção ou
descansar a mente, ignoram que, mesmo quando usada com estes objetivos em vista,
a história é um elemento poderoso na formação do caráter daqueles que a ouvem.
[...] Podemos afirmar que o valor real da história é ser instrumento educativo
e deste ponto de vista, atende às necessidades humanas em todos os seus aspectos.
(CHAVES, 1963, p. 21).
A história
deste mês no momento da Hora do Conto da EMEI Paulistinha foi: “Menina bonita
do laço de fita”. A história foi dramatizada pelas professoras Vitória, Talia e
Jocasta e nossos pequenos adoraram este momento mágico. Pensando no prazer que
as histórias nos transmitem, todos os meses nossos alunos se reúnem para participar
com os colegas da Hora do conto preparada com muito carinho por nossos professores.
O clima
de alegria e o interesse que as histórias despertam, são alguns dos muitos
motivos que nos levam a contar histórias. Também são muitos os objetivos destes
momentos, como: formar o gosto pela leitura, divertir e estimular o
desenvolvimento da imaginação, atenção, observação, memória e reflexão. Ouvir a
leitura de histórias leva os alunos a perceberem as características da língua escrita,
cuja sintaxe e cujo léxico não são os mesmos da língua oral. Com essa prática, constatamos
que não só o conhecimento da língua pode ser enriquecido no contato com a
literatura, mas também a experiência indireta do mundo. A arte de contar
histórias ganhou uma conotação maior, como valoroso instrumento no processo
educativo, devido ao seu aspecto lúdico. Contar histórias passou a ser
compreendido como uma possibilidade bastante rica de estratégia alternativa
para se obter subsídios no redimensionamento dos trabalhos com crianças,
estabelecendo linhas muito mais positivas na ação educativa, ajudando a
desmistificar a relação leitor e livro e proporcionando momentos agradáveis de
prazer e alegria no contato com o mundo mágico da literatura oral.
(Jucelma
Terezinha Neves Schneid – UPF)
Bem trabalhadas em todos os seus aspectos essas narrativas
podem exercer o seu fascínio tanto na mente das crianças
quanto dos adultos, concorrendo assim com os meios de
comunicação mais modernos e sofisticados (CHEOLA, 2006,
p.88).
podem exercer o seu fascínio tanto na mente das crianças
quanto dos adultos, concorrendo assim com os meios de
comunicação mais modernos e sofisticados (CHEOLA, 2006,
p.88).