sexta-feira, 25 de maio de 2018

Semana do brincar, momento com as famílias

Semana mundial do brincar
O tema norteador para a mobilização já foi escolhido: “Brincar de corpo e alma”. Essa proposta da Aliança pela Infância é um chamado para a criança estar inteira na brincadeira, na vivência e no desenvolvimento de seu ser e estar no mundo. Uma presença que pede espaço e tempo para o movimento, o gesto e o reconhecimento de seus sentidos.
Agora nos voltarmos para o corpo, um corpo que é uma construção encantada de significados. É hora de olhar para a corporeidade e a presença dos sentidos no brincar livre. Sem precisar de muitos artefatos, a criança pode e deve sentir no corpo as possibilidades lúdicas de explorar o mundo: brincar descalça, pular corda, correr, escalar, batucar no corpo, desenhar com o corpo, se tornar imóvel, cantar, imitar bichos e lugares, ser sombra de um corpo, de ser um e se identificar com os outros.
Por isso, a ideia de trabalharmos a responsabilidade e a criatividade com o corpo. Um corpo que é patrimônio de cada um e deve ser respeitado em sua individualidade e ludicidade, deve ser nutrido com alimentos para os cinco sentidos: o paladar, a audição, o olhar, o olfato e o tato. Todos alimentos de corpo e alma.
Texto disponível em: https://epoca.globo.com/ciencia-e-meio-ambiente/blog-do-planeta/noticia/2017/06/crianca-e-natureza-o-espaco-natural-e-o-caminho-para-uma-infancia-saudavel.html

Pensando na proposta da semana do brincar em conjunto com a ideia de Piorski que diz "A função primordial da criança é criar e explorar" oportunizamos as famílias juntamente com as crianças um momento de contato com elementos naturais, e materiais não estruturados. 


















































































E você? Já brincou hoje?