sábado, 24 de agosto de 2013

Exposição na Prefeitura Municipal de Campo Bom!



                Trabalhar Educação Fiscal é coisa séria sim, e deve ser estimulada desde a infância. Na EMEI Paulistinha este assunto é trabalhado todos os anos e a cada ano criamos novas situações, para que este assunto possa ser trabalhado com entusiasmo por nossos pequenos.
                A Educação Fiscal, stricto sensu,
[...] deve ser compreendida como a abordagem didático-pedagógica capaz de interpretar as vertentes financeiras da arrecadação e dos gastos públicos de modo a estimular o contribuinte a garantir a arrecadação e o acompanhamento de aplicação dos recursos arrecadados em benefício da sociedade, com justiça, transparência, honestidade e eficiência, minimizando o conflito de relação entre o cidadão contribuinte e o Estado arrecadador. (PNEF, 2008 p. 2).
         Nesse sentido, este ano tivemos a 1ª Semana da Educação Fiscal da EMEI Paulistinha. Foi uma semana especial, onde desenvolvemos atividades voltadas à Educação Fiscal e dentre estas tivemos a Confecção de Maquetes dos Patrimônios Públicos de nossa cidade, uma maneira de mostrar à nossas crianças e comunidade escolar que é através da arrecadação de impostos que nossos gestores conseguem construir uma cidade melhor, com patrimônios lindos e que podem ser utilizados por todos nós.  O desenvolvimento destes trabalho alinha-se aos projetos pedagógico da escola, objetivando o bem-estar social como resultado da consciência cidadã e da construção de conhecimentos específicos sobre os direitos e deveres do cidadão.
           Desta forma, possibilita-se que o educando e seus familiares passem a perceber com maior nitidez o caráter público das ações educativas, as fontes de financiamento da educação e a forma como os recursos do nosso município são geridos.
           Confira abaixo as fotos da nossa exposição sobre Educação Fiscal na Prefeitura Municipal de Campo Bom e abaixo alguns dos patrimônios de nossa cidade retratados nas maquetes:











"EMEI Paulistinha mostrando a todos suas lições de cidadania".