Brincar é uma importante forma de comunicação da criança, é por meio deste ato que a criança pode reproduzir o seu cotidiano, representando aquilo que vivencia em seu dia a dia, usando o faz de conta para expressar suas emoções.O ato de brincar possibilita ainda o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre jogo e aprendizagem. Confira agora as fotos destes momentos de alegria e aprendizagem:
Rua Emilio Blos II, 349, Bairro Paulista, Campo Bom/RS – Telefone: 3597-4199 - 985841497 - E-mail: paulistinha@campobom.rs.gov.br
sexta-feira, 11 de abril de 2014
Passeio ao CEMIL e Largo Irmãos Vetter!
Para começar o mês de Abril as turmas do M1, M2 e M3 fizeram um passeio muito divertido ao CEMIL e também aproveitaram para brincara bastante na praça do Largo Irmãos Vetter. Os pequenos interagiram bastante no CEMIL e gastaram as energias na praça. Foi uma tarde muito divertida e de grande aprendizagem e descontração para nossos pequenos.
Brincar é uma importante forma de comunicação da criança, é por meio deste ato que a criança pode reproduzir o seu cotidiano, representando aquilo que vivencia em seu dia a dia, usando o faz de conta para expressar suas emoções.O ato de brincar possibilita ainda o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre jogo e aprendizagem. Confira agora as fotos destes momentos de alegria e aprendizagem:
Brincar é uma importante forma de comunicação da criança, é por meio deste ato que a criança pode reproduzir o seu cotidiano, representando aquilo que vivencia em seu dia a dia, usando o faz de conta para expressar suas emoções.O ato de brincar possibilita ainda o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre jogo e aprendizagem. Confira agora as fotos destes momentos de alegria e aprendizagem:
quinta-feira, 10 de abril de 2014
Menina bonita do laço de fita!
Todos
apreciam uma boa história, mas muita pouca gente conhece o valor real dela.
Muitos que a usam para diferentes fins, como entreter, despertar a atenção ou
descansar a mente, ignoram que, mesmo quando usada com estes objetivos em vista,
a história é um elemento poderoso na formação do caráter daqueles que a ouvem.
[...] Podemos afirmar que o valor real da história é ser instrumento educativo
e deste ponto de vista, atende às necessidades humanas em todos os seus aspectos.
(CHAVES, 1963, p. 21).
A história
deste mês no momento da Hora do Conto da EMEI Paulistinha foi: “Menina bonita
do laço de fita”. A história foi dramatizada pelas professoras Vitória, Talia e
Jocasta e nossos pequenos adoraram este momento mágico. Pensando no prazer que
as histórias nos transmitem, todos os meses nossos alunos se reúnem para participar
com os colegas da Hora do conto preparada com muito carinho por nossos professores.
O clima
de alegria e o interesse que as histórias despertam, são alguns dos muitos
motivos que nos levam a contar histórias. Também são muitos os objetivos destes
momentos, como: formar o gosto pela leitura, divertir e estimular o
desenvolvimento da imaginação, atenção, observação, memória e reflexão. Ouvir a
leitura de histórias leva os alunos a perceberem as características da língua escrita,
cuja sintaxe e cujo léxico não são os mesmos da língua oral. Com essa prática, constatamos
que não só o conhecimento da língua pode ser enriquecido no contato com a
literatura, mas também a experiência indireta do mundo. A arte de contar
histórias ganhou uma conotação maior, como valoroso instrumento no processo
educativo, devido ao seu aspecto lúdico. Contar histórias passou a ser
compreendido como uma possibilidade bastante rica de estratégia alternativa
para se obter subsídios no redimensionamento dos trabalhos com crianças,
estabelecendo linhas muito mais positivas na ação educativa, ajudando a
desmistificar a relação leitor e livro e proporcionando momentos agradáveis de
prazer e alegria no contato com o mundo mágico da literatura oral.
(Jucelma
Terezinha Neves Schneid – UPF)
Bem trabalhadas em todos os seus aspectos essas narrativas
podem exercer o seu fascínio tanto na mente das crianças
quanto dos adultos, concorrendo assim com os meios de
comunicação mais modernos e sofisticados (CHEOLA, 2006,
p.88).
podem exercer o seu fascínio tanto na mente das crianças
quanto dos adultos, concorrendo assim com os meios de
comunicação mais modernos e sofisticados (CHEOLA, 2006,
p.88).
terça-feira, 8 de abril de 2014
Patrola na escola é um sucesso!
As
crianças do Maternal 2, da Professora Taís Pereira Dassoler, entraram no clima
da reforma da escola. Nossos pequenos estão encantados com a movimentação que
está sendo realizado em nossa escola, principalmente, quando há a "visita
da patrola”. Nestes dias, bastava ouvir o barulho e a turminha já gritava: “vamos
ver a patrola!!”.
A
curiosidade e o encantamento com que se contagiaram, durante nossas
"bisbilhotadas" é magnifica! Basta enxergarem a patrola, e já gritam:
“Olha! É a nossa patrola! É o tio da patrola!”. Mais do que sorrisos e
gargalhadas. Está sendo mágico vivenciar
esses momentos e sermos contagiados com cada olhar que não para de
brilhar.
Aproveitando
esse contexto, a professora, após realizar algumas observações pedagógicas,
aproveitou esse ensejo para produzir e sistematizar algumas situações didáticas,
a partir desse interesse e curiosidade tão latente demonstrado pelas crianças. Desenvolvendo
com isso, atividades referentes a este interesse demonstrado pelos pequenos.
Abaixo, algumas fotos desses momentos de curiosidade e entusiasmo!!!
quarta-feira, 19 de março de 2014
M3: "Mesmo sendo diferente posso viver bem contente!"
A turma do
maternal 3 está trabalhando o projeto: “Mesmo sendo diferente posso viver bem
contente!”, onde estão refletindo sobre as diversidades e diferenças.
Por isso foi
proposto que cada aluno se representasse em um boneco de massinha de modelar. Debatemos
se todos os bonecos eram iguais ou não. E chegamos a conclusão de que todos são
únicos e especiais.
Para
representarmos a união de nossa turma, produzimos uma animação, utilizando a
técnica stop motion (movimento parado).
Mas que raios é o Stop Motion?
Stop Motion (que poderia ser traduzido como “movimento parado”) é
uma técnica que utiliza a disposição sequencial de fotografias diferentes de um
mesmo objeto inanimado para simular o seu movimento. Estas fotografias são
chamadas de quadros e normalmente são tiradas de um mesmo ponto, com o objeto
sofrendo uma leve mudança de lugar, afinal é isso que dá a ideia de
movimento.Cientificamente falando, o Stop Motion só é compreendido como
movimentação pelo fenômeno da Persistência Retiniana. Ele provoca a ilusão no
cérebro humano de que algo se move continuamente quando existem mais de 12
quadros por segundo. Na verdade, o movimento desta técnica cinematográfica nada
mais é que uma ilusão de ótica.
Confira o resultado:
Também estamos trabalhando as diferenças entre o passado e o
presente e iniciamos nossas observações através de fotografias das décadas de
20, 30 e 40. Notamos as diferenças das vestimentas, poses, carros, construções,
a ausência de cor, uma vez que as fotos são preto e branco, etc.
Também foi apresentado aos alunos o trabalho da porto-alegrense
Rochele Zandavalli. Foi dito aos alunos que Rochele coletava fotografias em
brechós e briques e que não tinha conhecimento sobre quem eram aquelas pessoas
presentes nas fotos. Indaguei aos alunos sobre o que tinha de diferente
naquelas imagens. Alguns disseram que a artista desenhava nas fotos, outros que
ela pintava. Até que concluíram que Rochelle intervinha com bordados nas
imagens. Nessa intervenção sobre o registro de memória de outra pessoa surge um
contexto diferente do que já estava na fotografia. As imagens, deste modo, vão
sendo ressignificadas pela artista.
Cada aluno escolheu então das fotografias antigas expostas na
sala, qual ele mais se identificou, estas imagens foram então fotocópias das e
as crianças fizeram interferências utilizando caneta hidrocor, fazendo
interferências no passado e dando cor as imagens.
Reunião Pedagógica sobre as ações dos Projetos Institucionais
Nesta semana os professores da EMEI Paulistinha participaram da reunião pedagógica para a organização e apresentação de sugestões para as ações dos projetos institucionais da nossa Escola. Todos foram participativos e a reunião foi muito produtiva.
A reunião é espaço de
encontro, de escuta, de trocas e de transformação. Informações que viram
conhecimentos, palavras que viram documento, vivências que viram experiências,
e planos que se concretizam.
"Os professores fascinantes se atualizam constantemente e descobrem ferramentas pedagógicas capazes de provocar impactos emocionais nos alunos para estimular o desenvolvimento da inteligência. Sabem que sua marca é a paixão, a garra, o entusiasmo." (Augusto Cury)
quarta-feira, 12 de março de 2014
terça-feira, 4 de março de 2014
Ó abre alas que a Paulistinha vai passar!!
O baile de carnaval da EMEI Paulistinha é o fechamento do mês de adaptação. Neste período a criança necessita de um olhar especial, pois o
novo mundo a sua volta causa-lhe insegurança, por isso com o baile de carnaval
abordamos a festa de carnaval a favor da experimentação e comunicação da criança
com este novo mundo, oferecendo às crianças a oportunidade de conhecer e criar
em meio à ludicidade. Sendo assim, a socialização da criança se desenvolve
harmoniosamente considerando o Carnaval como festa típica e rica em sua
cultura, que encontra nos movimentos da musica e da dança a diversidade do
Brasil. Nosso baile estava demais, confira nas fotos:
Ó abre alas
Que a Paulistinha vai passar
Ó abre alas
Que a Paulistinha vai passar
Que a Paulistinha vai passar
Ó abre alas
Que a Paulistinha vai passar
Eu sou da turma da Alegria
Não posso negar
Eu sou da turma da Alegria
Não posso nega
Não posso negar
Eu sou da turma da Alegria
Não posso nega
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