sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Turma do Pré 1, 19/11

  Conteúdo estritamente para atendimento às aulas remotas conforme plano de ação vigente para recuperação das aulas”

Essa semana estaremos abordando um assunto muito importante, falaremos sobre as diferenças.

 Precisamos incentivar nossas crianças a perceberem que vivemos em um país com grande diversidade étnica, que somos diferentes uns dos outros e ser diferente é normal, portanto devemos respeitar a todos independente da tonalidade de sua pele, cabelos, formato do corpo. Entender formas distintas de pensar, viver e agir é fundamental para conhecer a própria história e assumir uma postura respeitosa diante do outro. Isso precisa ser estimulado desde a infância, para que as crianças cresçam empáticas e sem preconceitos, o que contribui para garantir o seu pleno desenvolvimento.

Além de melhorar a forma como o pequeno se relaciona com o outro, a familiaridade com a diversidade cultural faz com que a criança olhe para si mesma com mais gentileza, pois pode compreender melhor a sua história.

Respeitar as diferenças é entender que cada pessoa é, pensa e age de maneira única.

Portanto organizamos nossa proposta com o intuito de estimular nossas crianças a perceberem as diferenças existentes entre as pessoas, entendendo que isso é normal e merece ser respeitado.

Primeiramente será disponibilizado um vídeo onde a profe. Íris estará contando a história “Meu crespo é de rainha”.

 

 


 

Após assistir o vídeo cada criança deverá ir na frente de um espelho e observar suas características cor dos olhos, cabelos, tonalidade de pele, depois de se observar deverá observar as pessoas que moram em sua casa procurando identificar as diferenças.

Depois de ter feito a observação das diferenças existentes entre as pessoas de casa a criança deverá criar rostos com recortes de revista.

A criança deverá recortar de revistas várias partes de rostos: muitos olhos, bocas, narizes, orelhas, colocar tudo em um saco ou sacola opaco.

Em um papel ou papelão deverá ser desenhado o contorno do rosto sem cor, a criança deverá montar (colar) rostos diferentes com as partes que forem sorteadas da sacola. Deverão ser criados pelo menos 3 rostos para que possam perceber as diferenças existentes, que nenhum é igual e não tem um mais ou menos bonito, mais ou menos certo que simplesmente ser diferente é normal.

Essa proposta tem como objetivo:

Conhecer e compreender a diversidade existente em nosso país, contribuindo para a construção da identidade pessoal de cada crianças, bem como fortalecendo laços de convivência e respeito às diferenças.