“Conteúdo estritamente para atendimento às aulas remotas conforme plano de ação vigente para recuperação das aulas”
A proposta para essa semana está recheada de magia e encantamento. Uma mistura de mágica com caça ao tesouro, uma momento para fantasiar e desvendar as pistas trazidas pelas professoras.
No vídeo apresentado pelas professoras serão retiradas da cartola do mágico charadinhas, pistas de um tesouro, o qual as crianças deverão procurar em sua casa.
Abaixo seguem as pistas indicadas no vídeo e suas respostas:
1° - Sou usada na boquinha e deixo os seus dentes bem limpinhos? ESCOVA.
2° - Sou cheiroso e usado com água faço bastante espuma? SABONETE.
3° - Sou macia e usada para secar o corpinho quando saio do banho, posso ser colorida ou com personagens estampados? Quem sou eu? TOALHA
4° - Tenho dentes e sou usado para arrumar os cabelos? PENTE
5° - Sou usado nos pés e no calor deixo os pés bem fresquinhos? CHINELO
Depois que todos os objetos forem encontrados é momento de registrar através da escrita espontânea desses objetos.
A criança deverá desenhar livremente escolhendo a forma de registro, que poderá ser um desenho do objeto encontrado ou a escrita do nome deste objeto (permita que a criança escreva do jeitinho dela, realizando assim as suas tentativas/escrita espontânea). Para finalizar peça para a criança enumerar os itens ou contar a quantidade deles e escrever o respectivo número.
Além de fazer o registro dos objetos na lista, pedimos que façam uma foto com cada um deles, mostrando que vocês encontraram o “tesouro”!
Ao longo desta proposta nossas crianças estarão desenvolvendo o raciocínio lógico, formulando suas escritas (espontâneas), levantando hipóteses em relação às mesmas, realizando registros de palavras, bem como percebendo o uso social do número em diferentes situações cotidianas, como listas e anotações.
Registro: Como registro pedimos que nos enviem fotografia da criança com os objetos encontrados em sua casa e fotografia da escrita espontânea.
Essa proposta tem como objetivo:
Promover e estimular a atenção, concentração, raciocínio lógico, associação de ideias e autoconfiança, formulando suas escritas (espontâneas), levantando hipóteses em relação às mesmas, realizando registros de palavras, bem como percebendo o uso social do número em diferentes situações cotidianas, como listas e anotações.