quarta-feira, 14 de maio de 2014

Memorial do Trem em Campo Bom

Compreendendo a importância de conhecermos mais a História de nossa cidade, os alunos do maternal 3, da profe Vitória Wingert foram visitar o Memorial do Trem de nossa cidade, que fica localizado na antiga estação férrea. O memorial conta a história do período em que as principais riquezas do município escoavam pelos trilhos, permitindo uma viagem ao passado, onde se encontram recordações e diversos materiais que fizeram parte da história da cidade.
A maior parte do acervo do museu foi doada por moradores que ainda guardavam lembranças do antigo meio de transporte, que funcionou entre os anos de 1935 a 1963.
No local estão expostas peças como: trilhos, dormentes, mala, capa do guarda-chaves, documentos da estação como: guia de viagem, documentos de alguns funcionários da estação, e painéis com muitas imagens/fotos relativas ao principal transporte da época e de quem viveu e contribuiu nessa época tão importante para a conquista e o progresso do município.


"Entendemos que, a importância de preservar informações em quaisquer tipos de suporte provem da necessidade de resguardar o passado, no intuito de entender o presente e fazer prospecções ao futuro com base nas experiências vivenciadas anteriormente." (MENDES; SANTOS & SANTIAGO, 2010, p.2) 


Aprendemos que o trem andava sobre os trilhos
Fachada da antiga estação

Aprendemos que o combustível do trem era o carvão

Sentamos sobre os trilhos do trem

Capa do último maquinista





Os alunos ficaram encantados com o passeio, ficaram impressionados em saber que em nossa cidade havia o trem e que ele foi de grande importância para o nosso desenvolvimento. Compreendemos que é de suma importância propiciar aos alunos momentos de resgate histórico como este, para que compreendam desde cedo o valor de nossa História e cultura,pois são elas que apontam nossas raízes, quem fomos e quem seremos no futuro.

"A preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural é necessária, pois esse 
patrimônio é o testemunho vivo da herança cultural de gerações passadas que exerce papel fundamental no momento presente e se projeta para o futuro, transmitindo às gerações por vir as referências de um tempo e de um espaço singulares, que jamais serão revividos, mas revisitados, criando a consciência da intercomunicabilidade da História." (ICOMOS, 1980)