quarta-feira, 14 de maio de 2014

Trabalhando as formas geométricas

A turma do maternal 3 da profe Vitória Wingert, está trabalhando as formas geométricas e como recurso estão utilizando os blocos lógicos.


O que são blocos lógicos:

Blocos Lógicos são um conjunto de pequenas peças geométricas divididas em quadrados, retângulos, triângulos e círculos e tem por finalidade auxiliar na aprendizagem de crianças na educação infantil e educação básica.Podem ser confeccionados em madeira, plástico ou cartolina com diferentes tamanhos, espessura e cores. Os blocos lógicos foram criados na década de 1950 pelo matemático húngaro Zoltan Paul Dienes e são eficientes para que os alunos exercitem a lógica e evoluam no raciocínio abstrato.Constituem um material extraordinário para estimular na criança, a análise, o raciocínio e o julgamento, partindo da ação, para então desenvolver a linguagem. De 1890 a 1934 foram utilizados de modo sistemático com crianças pelo psicólogo russo Vygotsky, quando ele estudava a formação dos conceitos infantis.
Uma das atividades propostas foi o Bingo com os blocos, onde cada criança recebe uma cartela e desenha e pinta as peças que quiser. Após a professora sorteia uma peça do bloco lógico e as crianças marcam um "x" caso tenham a peça desenhada na cartela.


Quando uma criança completa sua cartela grita “bingo”, então todos fazem a DANÇA MALUCA, e trocamos a cartela com o colega do lado. 


 Em outro momento montamos a Pizza lógica, onde cada aluno desenhou formas geométricas para representar os ingredientes. 

Após os ingredientes foram recortados e iniciou a montagem da pizza com as formas solicitadas pela professora.







As pizzas ficaram uma beleza.



"Pensar matematicamente acerca de um fato ou um problema relaciona-se com a capacidade de juntar, separar, retirar, estabelecer correspondência entre objetos, descobrindo assim suas propriedades (cor, tamanho, forma e etc.). Ao se utilizar destas atividades espontâneas e estabelecendo relações, a criança constrói noções matemáticas, desenvolvendo as habilidades perceptivo-motoras necessárias e isto deverá ser o ponto de partida para o trabalho com a Matemática na Educação Infantil". (ANAIS DO VIII ENEM Recife-PB, 15 a 18 de julho de 2004).