terça-feira, 6 de maio de 2014

REUNIÃO PEDAGÓGICA: sua importância, enquanto espaço de formação continuada em serviço, na qualidade do ensino na educação infantil.

Neste mês de Abril realizamos nossa 2ª Reunião Pedagógica (RP)do Ano, a qual ocorreu no dia 25 de Abril. Como se sabe, toda a última 6ª feira de cada mês, durante o período de 4 horas (entre 13hrs e 17hrs), nossas escolas organizam-se para promover espaços de diálogos, de estudos, de organização e entre outros elementos que, de acordo com o andamento do mês, se fizerem pertinentes.
Devido a isto, a Equipe Diretiva, considerou de grande relevância trazer, através do nosso BLOG, alguns esclarecimentos e informações no que diz respeito ao “como é realizado em nossa escola este espaço de formação profissional?”. Para tanto, segue-se abaixo um esboço (roteiro) sucinto de como organizamos, especificamente em nossa escola, tais momentos.
Como dito acima, as RP’s, são realizadas no final de cada mês. Tais encontros são realizados em cima de uma “Pauta”, a qual por sua vez, segue uma “estrutura/roteiro”. Este “Roteiro/estrutura” é divido em duas (2) grandes momentos: 1º Momento da Pauta é exposto assuntos, discussões e organização na e da escola a partir do ponto de vista de “Assuntos de Diretoria” (esclarecemos também que, embora esteja aqui e nas próprias Reuniões, organizados de forma fragmentada, tanto os assuntos de ordem diretiva quanto aos de ordem pedagógica, são desenrolados tanto no dia-a-dia escolar quanto em concepção de educação e escola, na perspectiva da Gestão Escolar Participativa e Democrática, ou seja, “todos os temas/assuntos/situações são discutidas, assumidas e decididas em caráter cooperativo entre Diretora e Coordenador Pedagógico”), em caráter mais Administrativo, tais como: assuntos gerais sobre o andamento da escola, recados administrativos da escola e prefeitura, assim como mudanças ou orientações importantes para o dia a dia da escola.
O 2º Momento da Pauta é destinado para os “Assuntos de Ordem Pedagógica da Equipe Diretiva” de forma mais específica. Isto é, diz respeito aos elementos/aspectos que dizem respeito à Organização do Trabalho Didático realizado na escola e pelo professor de educação infantil.  Este momento, por sua vez, possui um “cerne/esqueleto” o qual é, em um sentido mais amplo, organizado no início do ano e que irá nortear todos os momentos que ocorrerão durante o ano letivo. E complementando esta organização/sistematização, em um sentido mais restrito, conforme o andamento do mês acrescenta-se ou retira-se, da pauta, temas/tópico/etc.
Neste sentido, para tornar mais claro nossa proposta, segue abaixo, com explicações resumidas, a estruturação de nossas Reuniões de última 6ª feira de cada mês:
o  1º Momento para “Assuntos de diretoria”: como já explicado acima, é o momento no qual a Direção da escola aborda temas relacionados a assuntos gerais sobre o andamento da escola, recados administrativos da escola e prefeitura, assim como mudanças ou orientações importantes para o dia a dia da escola.

o   2º Momento para “Assuntos pedagógicos da equipe diretiva”: este momento é destinado e organizado EM 4 Etapas, com subdivisões respectivamente. Inicia-se esse momento a partir de 3 (três) partes que formam, em nosso entendimento, um “tripé”, o qual por sua vez, fundamenta e norteia o desenrolar desses encontros: 1ª parte: Assuntos Logísticos; 2ª parte: Organização do Trabalho Didático da Escola e a 3ª parte: Organização do Trabalho Didático do Professor.

v    ASSUNTOS de Ordem LOGÍSTICA: estes assuntos abordados coletivamente são destinados a tratarmos de momentos referentes a uma organização mais cronológica, tanto do mês que estará iniciando, quanto de assuntos mais amplos e de longo prazo. Assim, dedica-se um momento para discussão, organização e elaboração dos diversos momentos didáticos e pedagógicos que ocorrerão durante o ano letivo. Como exemplo, tem-se:
o        A organização de datas (comemorativas, de entrega de avaliações, de projetos, passeios de estudo com as crianças, oficinas, hora do conto, etc.) e, a partir desta sistematização cronológica, busca-se organizar a execução destes momentos levando em consideração:
§     Quais recursos materiais, serão necessários: será utilizado algum material? Que tipo de material é necessário? Qual o valor destinado para a realização? Que tipo de fundos será utilizado?);
§     Quais recursos humanos: Envolverá quais profissionais? Quantos profissionais? Quem fica responsável pelo o quê? Etc. entre outros elementos variados, sempre tendo como objetivo último “à operacionalização destas demandas da escola de forma que se mantenha sempre a alta qualidade do ensino e da nossa organização anual e diária”.
o        Momentos de Diálogo Reflexivo: há também a organização de determinados períodos nos quais realiza-se na escola momentos de conselho de classe, visando um acompanhamento mais detalhado e próximo de como está se dando a aprendizagem e o desenvolvimento de cada criança em cada nível da Educação Infantil (de Maternal 1 à Jardim A) bem como, objetiva-se nestes momentos, aproximar-se com maior profundidade ainda, de como está sendo realizado o ensino, primando sempre pela qualidade no atendimento didático e pedagógico às crianças frequentadoras na escola. O qual ocorre e ocorrerá a cada 3 meses. Além deste, há também um momento destinado à chamada Diálogo Parceiro a qual tem por finalidade em nossa escola, de sentar-se com cada um dos professores e, assim tratarmos de assuntos referentes ao seu trabalho didático, sugestões, esclarecimentos, bem como por vezes, apenas escutar esse profissional em suas múltiplas dimensionalidades, como a afetiva, por exemplo. Visto que, a saúde mental e afetiva, para nós da Equipe Diretiva, são primordiais tanto quanto a preparação profissional, ao se pensar a qualidade de ensino na escola. Mais ainda, até mesmo por estarmos sempre pesquisando e estudando, percebe-se através de pesquisas cientificas a esmagadora ocorrência da chamada “Síndrome de Borneaut” ou mais simploriamente, a “Síndrome do Mal-estar Docente”. Logo, pensar o bem estar de nossos profissionais da educação também é uma preocupação constante em nossa Gestão Escolar. Nossa primeira escuta sensível no ano de 2014 se dará no decorrer do mês de maio.
·      ASSUNTOS de ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DIDÁTICO da Escola: já neste momento, busca-se priorizar as discussões referentes a organização didática de forma mais ampla, ou seja, temas como a “reformulação do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola”; “organização, revitalização e conservação dos diversos materiais da escola (ludoteca, biblioteca, murais externos, etc.)”; “atualização do Blog da Escola”; “produção de informativos, artigos, ensaios, etc. com o objetivo de divulgação do trabalho realizado na escola”, etc. são alguns dos temas que durante este momento, destinamos e nos focamos nossas energias com o fim de produzir, organizar e divulgar nosso trabalho realizado na escola.
o       ASSUNTOS de ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DIDÁTICO do Professor: já este momento, não muito distante do tópico anterior, é destinado a discussão e reflexão de temas mais pontuais referentes ao trabalho9 didático realizado especificamente com as crianças. Portanto, diálogos e orientações pedagógicas são nestes momentos frisados com maior veemência, visto ser, em nosso entendimento, primordial esse acompanhamento mais formalizado ao pensarmos um ensino e trabalho educacional com maior qualidade tanto nas propostas metodológicas quanto no atendimento em si às crianças frequentadoras de EMEI. Deste modo, além do acompanhamento pedagógico diário no que se refere aos Planejamentos (Fazer Pedagógico a partir das Diferentes Linguagens) produzidos e sistematizados pelos professores.  Sempre objetivando, com isso, atendermos de forma qualitativa e singular nosso “papel e função social” enquanto instituição de Ensino Público.
o        MOMENTOS DE ESTUDOS E PESQUISAS dos Professores: esta etapa da Reunião Pedagógica, como não poderia faltar, é tão importante quanto os demais momentos, visto que, em última instância a qualidade dos trabalho realizado na EMEI é intrinsecamente dependente de MOMENTOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO, isto é, promover momentos de estudos, pesquisas, discussões e reflexões com o objetivo de produção de conhecimento com vistas a qualificar cada vez mais nossos profissionais da educação atuantes em nossa escola. Deste modo, este momento é subdividido em 2 (duas) partes, Estes momentos, ocorrem distintamente, no que se refere à temática, porém a forma como são desenvolvidos seguem o mesmo formato, ou seja, realiza-se uma “mesa redonda” na qual todos participam dialogicamente:
§     Momento do professor: este momento é organizado pelos próprios professores. Conforme calendário anual da escola, cada mês, um profissional é responsável por conduzir este momento, trazendo uma temática/assunto que, segundo o seu contexto de trabalho, considere pertinente discutir e compartilhar com os demais colegas na escola, por exemplo: professores de Maternal 1 usarem este momento para discussões e reflexões sobre “adaptação na escola de crianças pequenas”, assunto este que, como sabemos, se dá diferentemente em cada nível (adaptação de M1 é diferente da adaptação que ocorre no Jardim A); bem como outras temáticas diversas que cada profissional trará, materiais científicos (artigos, livros, pesquisas) que subsidiam nosso fazer pedagógico e que vem de encontro com a proposta de termos este momento para qualificar nosso entendimento sobre os diversos temas que consubstanciam o trabalho didático com criança pequena.
§     Momento do estudo docente: a segunda parte, aos moldes da anterior, é realizada sob a coordenação da Equipe Diretiva. O conteúdo deste momento a ser estudado, pesquisado, discutido e refletido são escolhidos previamente e são entregues os materiais no início de cada mês para que possam ser discutidos na reunião pedagógica seguinte (por exemplo, na 1ª semana de Maio foi entregue o material de estudo que será discutido na reunião pedagógica do mês vigente, no caso, dia 30). Os temas escolhidos têm como critério principal o pressuposto de que há determinados saberes e conhecimentos pedagógicos indispensáveis para a Organização de seu Trabalho Didático em sala de aula com criança pequena. Neste sentido, temos como exemplo de temas já discutidos: “Especificidades do Desenvolvimento Afetivo-Cognitivo de crianças de 4 a 6 anos de idade”; “O ensino e o Desenvolvimento de crianças de zero À três anos”; “O desenvolvimento do Juízo Moral na criança”; “O papel do brinquedo no desenvolvimento da criança”; entre outras temáticas que estão previstas para ocorrerem durante o ano.
§     Como culminância destes 2 momentos, tem-se o incentivo ao exercício e a produção de textos reflexivos a partir destas “mesas redondas” como forma de valorização, formação continuada e divulgação do trabalho realizado na escola nos diversos meios educacionais (revistas de educação infantil, revistas cientificas, apresentação de trabalhos oriundos da sala de aula em eventos de educação, etc.).
Portanto, com o intuito de informar e esclarecer a importância, deste espaço de formação continuada em serviço, para a qualificação de nossos profissionais da educação e, por conseguinte, melhorando o atendimento e o ensino, com vistas a promover uma aprendizagem significativa com reflexos no desenvolvimento da criança em suas múltiplas dimensões (afetiva, psicológica, intelectual, moral, ética, estética, psicomotora, etc.) é que, consideramos e tratamos este momento, que nos é disponibilizado, com muita dedicação, empenho, alegria e amor, pensando sempre nas crianças pequenas e em suas famílias, as quais sempre as recebemos de braços abertos e coração terno.
EQUIPE DIRETIVA
Talita Dessirrê Faller


Jander Fernandes Martins