Neste mês de Abril realizamos nossa 2ª Reunião
Pedagógica (RP)do Ano, a qual ocorreu no dia 25 de Abril. Como se sabe, toda a
última 6ª feira de cada mês, durante o período de 4 horas (entre 13hrs e
17hrs), nossas escolas organizam-se para promover espaços de diálogos, de
estudos, de organização e entre outros elementos que, de acordo com o andamento
do mês, se fizerem pertinentes.
Devido a isto, a Equipe Diretiva, considerou de
grande relevância trazer, através do nosso BLOG, alguns esclarecimentos e
informações no que diz respeito ao “como é realizado em nossa escola este
espaço de formação profissional?”. Para tanto, segue-se abaixo um esboço
(roteiro) sucinto de como organizamos, especificamente em nossa escola, tais
momentos.
Como dito acima, as RP’s, são realizadas no final de
cada mês. Tais encontros são realizados em cima de uma “Pauta”, a qual por sua vez, segue uma “estrutura/roteiro”. Este “Roteiro/estrutura”
é divido em duas (2) grandes momentos: 1º
Momento da Pauta é exposto assuntos, discussões e organização na e da
escola a partir do ponto de vista de “Assuntos
de Diretoria” (esclarecemos também que, embora esteja aqui e nas próprias
Reuniões, organizados de forma fragmentada, tanto os assuntos de ordem diretiva
quanto aos de ordem pedagógica, são desenrolados tanto no dia-a-dia escolar
quanto em concepção de educação e escola, na perspectiva da Gestão Escolar Participativa
e Democrática, ou seja, “todos os temas/assuntos/situações são discutidas,
assumidas e decididas em caráter cooperativo entre Diretora e Coordenador
Pedagógico”), em caráter mais Administrativo, tais como: assuntos gerais sobre
o andamento da escola, recados administrativos da escola e prefeitura, assim
como mudanças ou orientações importantes para o dia a dia da escola.
O 2º Momento
da Pauta é destinado para os “Assuntos
de Ordem Pedagógica da Equipe Diretiva” de forma mais específica. Isto é,
diz respeito aos elementos/aspectos que dizem respeito à Organização do
Trabalho Didático realizado na escola e pelo professor de educação
infantil. Este momento, por sua vez,
possui um “cerne/esqueleto” o qual é, em um sentido mais amplo, organizado no
início do ano e que irá nortear todos os momentos que ocorrerão durante o ano
letivo. E complementando esta organização/sistematização, em um sentido mais
restrito, conforme o andamento do mês acrescenta-se ou retira-se, da pauta, temas/tópico/etc.
Neste sentido, para tornar mais claro nossa proposta,
segue abaixo, com explicações resumidas, a estruturação de nossas Reuniões de
última 6ª feira de cada mês:
o 1º Momento para “Assuntos
de diretoria”: como já explicado acima, é o
momento no qual a Direção da escola aborda temas relacionados a assuntos gerais
sobre o andamento da escola, recados administrativos da escola e prefeitura,
assim como mudanças ou orientações importantes para o dia a dia da escola.
o 2º Momento para “Assuntos
pedagógicos da equipe diretiva”: este
momento é destinado e organizado EM 4 Etapas, com subdivisões respectivamente.
Inicia-se esse momento a partir de 3 (três) partes que formam, em nosso
entendimento, um “tripé”, o qual por sua vez, fundamenta e norteia o desenrolar
desses encontros: 1ª parte: Assuntos
Logísticos; 2ª parte: Organização do
Trabalho Didático da Escola e a 3ª parte: Organização do Trabalho Didático do Professor.
v
ASSUNTOS de Ordem LOGÍSTICA: estes assuntos abordados
coletivamente são destinados a tratarmos de momentos referentes a uma
organização mais cronológica, tanto do mês que estará iniciando, quanto de
assuntos mais amplos e de longo prazo. Assim, dedica-se um momento para
discussão, organização e elaboração dos diversos momentos didáticos e
pedagógicos que ocorrerão durante o ano letivo. Como exemplo, tem-se:
o
A organização de “datas” (comemorativas, de entrega de avaliações, de
projetos, passeios de estudo com as crianças, oficinas, hora do conto, etc.) e,
a partir desta sistematização cronológica, busca-se organizar a execução destes
momentos levando em consideração:
§
Quais recursos
materiais, serão necessários: será utilizado algum material? Que tipo
de material é necessário? Qual o valor destinado para a realização? Que tipo de
fundos será utilizado?);
§
Quais recursos
humanos: Envolverá quais profissionais? Quantos profissionais? Quem
fica responsável pelo o quê? Etc. entre outros elementos variados, sempre tendo
como objetivo último “à operacionalização destas demandas da escola de forma
que se mantenha sempre a alta qualidade do ensino e da nossa organização anual
e diária”.
o
Momentos de Diálogo Reflexivo: há também a organização
de determinados períodos nos quais realiza-se na escola momentos de conselho de classe, visando um
acompanhamento mais detalhado e próximo de como está se dando a aprendizagem e
o desenvolvimento de cada criança em cada nível da Educação Infantil (de
Maternal 1 à Jardim A) bem como, objetiva-se nestes momentos, aproximar-se com
maior profundidade ainda, de como está sendo realizado o ensino, primando
sempre pela qualidade no atendimento didático e pedagógico às crianças
frequentadoras na escola. O qual ocorre e ocorrerá a cada 3 meses. Além deste,
há também um momento destinado à chamada Diálogo Parceiro a qual tem por
finalidade em nossa escola, de sentar-se com cada um dos professores e, assim
tratarmos de assuntos referentes ao seu trabalho didático, sugestões,
esclarecimentos, bem como por vezes, apenas escutar esse profissional em suas
múltiplas dimensionalidades, como a afetiva, por exemplo. Visto que, a saúde
mental e afetiva, para nós da Equipe Diretiva, são primordiais tanto quanto a
preparação profissional, ao se pensar a qualidade de ensino na escola. Mais
ainda, até mesmo por estarmos sempre pesquisando e estudando, percebe-se através
de pesquisas cientificas a esmagadora ocorrência da chamada “Síndrome de
Borneaut” ou mais simploriamente, a “Síndrome do Mal-estar Docente”. Logo,
pensar o bem estar de nossos profissionais da educação também é uma preocupação
constante em nossa Gestão
Escolar. Nossa primeira escuta sensível no ano de 2014 se
dará no decorrer do mês de maio.
· ASSUNTOS de ORGANIZAÇÃO DO
TRABALHO DIDÁTICO da Escola: já neste momento, busca-se priorizar as discussões
referentes a organização didática de forma mais ampla, ou seja, temas como a
“reformulação do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola”; “organização,
revitalização e conservação dos diversos materiais da escola (ludoteca,
biblioteca, murais externos, etc.)”; “atualização do Blog da Escola”; “produção
de informativos, artigos, ensaios, etc. com o objetivo de divulgação do
trabalho realizado na escola”, etc. são alguns dos temas que durante este
momento, destinamos e nos focamos nossas energias com o fim de produzir,
organizar e divulgar nosso trabalho realizado na escola.
o ASSUNTOS de ORGANIZAÇÃO DO
TRABALHO DIDÁTICO do Professor: já este momento, não muito distante
do tópico anterior, é destinado a discussão e reflexão de temas mais pontuais
referentes ao trabalho9 didático realizado especificamente com as crianças.
Portanto, diálogos e orientações pedagógicas são nestes momentos frisados com
maior veemência, visto ser, em nosso entendimento, primordial esse
acompanhamento mais formalizado ao pensarmos um ensino e trabalho educacional
com maior qualidade tanto nas propostas metodológicas quanto no atendimento em
si às crianças frequentadoras de EMEI. Deste modo, além do acompanhamento
pedagógico diário no que se refere aos Planejamentos
(Fazer Pedagógico a partir das Diferentes Linguagens) produzidos e sistematizados
pelos professores. Sempre objetivando,
com isso, atendermos de forma qualitativa e singular nosso “papel e função
social” enquanto instituição de Ensino Público.
o
MOMENTOS DE ESTUDOS E
PESQUISAS dos Professores: esta etapa da Reunião Pedagógica, como
não poderia faltar, é tão importante quanto os demais momentos, visto que, em
última instância a qualidade dos trabalho realizado na EMEI é intrinsecamente
dependente de MOMENTOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO, isto é, promover
momentos de estudos, pesquisas, discussões e reflexões com o objetivo de
produção de conhecimento com vistas a qualificar cada vez mais nossos
profissionais da educação atuantes em nossa escola. Deste modo, este momento é
subdividido em 2 (duas) partes, Estes momentos, ocorrem distintamente, no que
se refere à temática, porém a forma como são desenvolvidos seguem o mesmo
formato, ou seja, realiza-se uma “mesa redonda” na qual todos participam
dialogicamente:
§
Momento
do professor: este momento é organizado pelos próprios professores.
Conforme calendário anual da escola, cada mês, um profissional é responsável
por conduzir este momento, trazendo uma temática/assunto que, segundo o seu
contexto de trabalho, considere pertinente discutir e compartilhar com os
demais colegas na escola, por exemplo: professores de Maternal 1 usarem este
momento para discussões e reflexões sobre “adaptação na escola de crianças
pequenas”, assunto este que, como sabemos, se dá diferentemente em cada nível
(adaptação de M1 é diferente da adaptação que ocorre no Jardim A); bem como
outras temáticas diversas que cada profissional trará, materiais científicos
(artigos, livros, pesquisas) que subsidiam nosso fazer pedagógico e que vem de
encontro com a proposta de termos este momento para qualificar nosso entendimento
sobre os diversos temas que consubstanciam o trabalho didático com criança
pequena.
§
Momento
do estudo docente: a segunda parte, aos moldes da anterior, é realizada
sob a coordenação da Equipe Diretiva. O conteúdo deste momento a ser estudado,
pesquisado, discutido e refletido são escolhidos previamente e são entregues os
materiais no início de cada mês para que possam ser discutidos na reunião
pedagógica seguinte (por exemplo, na 1ª semana de Maio foi entregue o material
de estudo que será discutido na reunião pedagógica do mês vigente, no caso, dia
30). Os temas escolhidos têm como critério principal o pressuposto de que há
determinados saberes e conhecimentos pedagógicos indispensáveis para a
Organização de seu Trabalho Didático em sala de aula com criança pequena. Neste
sentido, temos como exemplo de temas já discutidos: “Especificidades do
Desenvolvimento Afetivo-Cognitivo de crianças de 4 a 6 anos de idade”; “O ensino
e o Desenvolvimento de crianças de zero À três anos”; “O desenvolvimento do
Juízo Moral na criança”; “O papel do brinquedo no desenvolvimento da criança”;
entre outras temáticas que estão previstas para ocorrerem durante o ano.
§
Como culminância
destes 2 momentos, tem-se o incentivo ao exercício e a produção de
textos reflexivos a partir destas “mesas redondas” como forma de valorização,
formação continuada e divulgação do trabalho realizado na escola nos diversos
meios educacionais (revistas de educação infantil, revistas cientificas,
apresentação de trabalhos oriundos da sala de aula em eventos de educação,
etc.).
Portanto, com o intuito de informar e esclarecer a
importância, deste espaço de formação continuada em serviço, para a
qualificação de nossos profissionais da educação e, por conseguinte, melhorando
o atendimento e o ensino, com vistas a promover uma aprendizagem significativa
com reflexos no desenvolvimento da criança em suas múltiplas dimensões
(afetiva, psicológica, intelectual, moral, ética, estética, psicomotora, etc.)
é que, consideramos e tratamos este momento, que nos é disponibilizado, com
muita dedicação, empenho, alegria e amor, pensando sempre nas crianças pequenas
e em suas famílias, as quais sempre as recebemos de braços abertos e coração
terno.
EQUIPE DIRETIVA
Talita Dessirrê Faller
Jander Fernandes Martins