“Conteúdo estritamente para atendimento às aulas remotas conforme plano de ação vigente para recuperação das aulas”
Queridas famílias!
Esta semana iremos brincar com areia. A proposta desta atividade é deixar a criança sentir a sensação da areia seca no início e da areia úmida, estimulando também tato e olfato. Brincar com areia apresenta finalidades terapêuticas que acalmam as crianças. Nós adultos sabemos que areia suja, coça, irrita o olho e por isso é uma aventura que exige calma e habilidade do adulto que deve mediar a brincadeira. Confiram alguns benefícios do brincar com areia:
Possibilita contato direto com a energia da natureza;
Desenvolve a criatividade e a imaginação;
Experimenta diferentes texturas;
Estimula coordenação motora;
Cria estratégias;
Como realizar a tarefa: Disponha uma bacia com areia à frente da criança e deixe-a explorar livremente. No primeiro momento coloque na bacia areia seca, após a criança explorar de diferentes formas umedece a areia para que ela perceba a diferença.
Dicas: coloque brinquedos no fundo da bacia e cubra com areia, para que a criança descubra e surpreenda-se com a surpresa;
Passe o seu dedo no fundo da bacia formando trilhas, caminhos, rabiscos, para que a criança faça também;
Disponha potinhos para que brinque livremente.
Se não tiverem acesso a areia, podem utilizar farinha.
Registro: Podem fotografar ou gravar vídeos, explorando a areia. Divirtam-se ao máximo!
objetivo: Vivenciar possibilidades de exploração com areia, grama, água, argila, pedra, entre outros, interagindo com elementos naturais, observando a singularidade de cada um.