sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Turma Pré 2 18/09

  Conteúdo estritamente para atendimento às aulas remotas conforme plano de ação vigente para recuperação das aulas”

 ATENÇÃO: Essa proposta  será para o período de 18 de setembro a 02 de outubro.

PARE E PENSE: TRÂNSITO CONSCIENTE!

Pensando que o trânsito está presente em nosso cotidiano, estamos em contato com todas as situações seja através da televisão ou na hora que sai de casa. As crianças precisam estar conscientes para termos um trânsito seguro, pois elas também fazem parte destas situações rotineiras.

Sendo assim, nos próximos dias estaremos proporcionando vídeos educativos e informativos sobre este tema tão importante e que merece uma atenção especial. Por ser comemorado no mês de setembro, nossa turma participará de situações de aprendizagem relacionadas ao trânsito.

Estaremos compartilhando os vídeos e as propostas através de nosso blog e também, no dia da entrega da sacola dos tesouros será enviado algumas tarefas sobre este tema para realizarem em casa.    

Também, falaremos sobre os meios de transporte, pois em se tratar de trânsito é importante uma breve explicação. 

Segue o link de acesso ao vídeo produzido da profe Tais:

Vídeo da profe Tais 

Segue os vídeos para acessarem:

https://www.youtube.com/watch?v=TZ8k_LUvI6Q 

https://www.youtube.com/watch?v=ER-moO7AVEc 

 https://www.youtube.com/watch?v=DmlV2p8Ih80

https://www.youtube.com/watch?v=MrAQPdaah7g 

Tarefas:

01 – Confeccionar uma sinaleira, semáforo, com uso de materiais recicláveis. Não esqueça quais são suas cores. Use sua criatividade!

02 – Escolha 2 placas de sinalizações. Construa usando palitos, madeira para segurar sua placa. O desenho destas placas pode ser de papelão, plástico, usar tinta, como preferir. Estas placas poderão ser usadas para você brincar de trânsito com seus carrinhos, bonecas e bonecos, simulando situações de trânsito com seus brinquedos ou até mesmo quando for andar de bicicleta ou patinete.

03- Desenhar numa folha A3: RUAS, PLACAS, SEMÁFOROS, FAIXA DE SEGURANÇA, AUTOMÓVEIS, PEDESTRES.... Tudo que possa ter em um trânsito. Vamos lá! Quero ser sua criatividade! Vai ficar lindo seu desenho!

04 - Cada criança receberá um pirulito sobre o tema, o qual carimba a língua.

 Qual a sinalização estava em seu pirulito?

Fazer uma foto/vídeo nos contando sobre o que sabe desta sinalização de seu prirulito (enviar no whats) e após representar através de desenho em uma folha.    

05 - Quais as sinalizações que você conhece? Por qual já passou em seu caminho seja de carro ou a pé? 

Representar através de desenho numa folha, as sinalizações que você conhece.

 

Registro:

Para a realização destas propostas, poderão ser assistidos os vídeos informativos publicados no blog ou, também através de pesquisa via Google com o auxílio dos pais.

Tarefa 01, 02, 03:

Tirar foto e/ou fazer vídeo das suas construções e também das crianças brincando com estas sinalizações, enviando para o whats da professora Taís. A ideia é brincar e se divertir com as placas e semáforo, por isso melhor gravar e fazer as fotos pois se caso rasgarem não precisa guardar na sacola dos tesouros.

Tarefa 04:

Fazer uma foto/vídeo nos contando sobre o que sabe desta sinalização de seu pirulito (enviar no whats) e após representar através de desenho em uma folha.    

Tarefa 05:

Representar através de desenho numa folha, as sinalizações que você conhece.

Estas tarefas deverão ser concluídas até 02 de outubro. Conforme estiverem prontas já vão enviando.

Obs: Uma cópia desta folha, para melhor organização e orientação, foi entregue dia 15/09 quando levaram a sacola dos tesouros.

Essa proposta tem como objetivo:

EF – Explorar os diferentes espaços da nossa cidade, oportunizando a oralidade, ampliando suas vivências.

EF – Problematizar a relação entre imagem, símbolos e escrita, levantando hipóteses.

EF- Reconhecer a função social da escrita em seu cotidiano (rótulos, placas, etc).

EF- Formular suas escritas (espontâneas) com a utilização de letras, registrando diferentes situações cotidianas.

EO – Construir sua identidade pessoal social e cultural, valorizando e reconhecendo-se como parte integrante da comunidade.

CG – Vivenciar situações de brincadeiras ou teatro, desenvolvendo suas características corporais, seus interesses, sensações e emoções.

TS – Explorar cores em diversas situações do cotidiano.

TS - Expressar-se por meio do desenho, pintura, colagem, dobradura criando produções bidimensionais e tridimensionais.