segunda-feira, 12 de julho de 2021

Proposta para o ensino remoto: Nível 2 A, 12/07

 

Nossas crianças estão conhecendo seu corpo e suas possibilidades, correm, pulam, movimentando-se com autonomia, agora é preciso aprimorar esses movimentos de forma que eles tenham um controle de seu corpo. Para isso, vamos desenvolver o freio inibitório, que quando ela realiza um movimento e pode direcionar sua ação, para, por exemplo, não bater em alguma parede, desviar de um colega ou de obstáculos, entre outros.

Porém o FREIO INIBITÓRIO, vai além do controle motor, ele também nos ajuda a conseguir controlar nossos impulsos e refletir antes de realizar alguma ação.

Organizar um espaço amplo e seguro e fazer brincadeiras como dança das cadeiras, (também pode ser com almofadas, caso não tenham cadeiras pequenas), brincadeira da estátua e salto em distância, onde a família pode organizar um espaço onde a criança possa correr, parar e pular por cima de uma corda, ou graveto, disposta no chão, ou até uma fita grudada no chão, podendo no final do obstáculo se jogar na areia ou em um colchão.

Objetivos:

(EI01ET06CB-02) Explorar os movimentos rítmicos, envolvendo o corpo, através das brincadeiras cantadas e de danças.

(EI01CG03CB-03) Desenvolver a consciência corporal, reconhecendo suas habilidades ou atitudes, conseguindo manifestá-las em suas atividades diárias, com crescente autonomia.

(EI01EO04CB-04) Vivenciar possibilidades de aprendizagens, através dos espaços desafiadores e acolhedores, superando os limites do seu corpo.

Registro:

Para registrar esse momento, pedimos que relatem como foi a experiência, se a criança conseguiu parar quando necessário, qual foi a brincadeira que mais gostaram e registrar também com foto/vídeo para complementar o relato ficaremos contentes.