segunda-feira, 5 de julho de 2021

Proposta para o ensino remoto: Nível 3, 05/07

 

Seguindo com a oportunidade de novas descobertas sobre nosso corpo, essa semana, vivenciaremos experiência sobre o tamanho; estimulando a percepção de grande e pequeno, maior ou menor, bem como, auxiliar a desenvolver nas crianças habilidades de percepção visual, fazendo comparações nesse sentido, observações e expressões oral.

ü  Escutar a música – Xuxa – Tão Grande. (https://www.youtube.com/watch?v=O1D2qyUxobI).

ü  Dialogar com a criança sobre tamanho, indagando o que entende por essa palavra.

ü  Deixar que contribua com suas colocações.

ü  Ir questionando como sabemos o tamanho das coisas, se existe alguma forma de medir, ou se só olhando já soubemos… (como possibilidade: vídeo sobre medidas: https://www.youtube.com/watch?v=x2GLCnNVwWM).

ü  Indagar, quanto será que tu tem de altura? E a mamãe? O mano?

ü  Como podemos descobrir?

ü  Assistir o vídeo da história:  “Gabriel tem 99 cm” https://www.youtube.com/watch?v=e6simSpPuQs.

ü  Então convidamos vocês a conversarem com a criança sobre o que a história apresenta e aos poucos ir explicando brevemente sobre as medidas, aproveitar todas as contribuições e perguntas que eles trouxerem.

ü  Perguntar: e será que nós temos o mesmo tamanho do Gabriel?

ü  Através do uso de um metro ou trena, ou o que tiverem disponível em casa, tentar fazer a medida.

ü  Registrar com fio, barbante, tecido, riscando no chão com pedra, giz, o que tiverem para representar o tamanho da criança.

Podem fazer o mesmo como o mano (a) se tiver, pai, mãe e comparar as medidas.

Objetivos:

(EI01CG01CB-01) Conhecer o seu corpo, sua unidade, estimulando suas potencialidades.

(EI01EF06CB-05) Associar a música aos diferentes momentos da rotina, ampliando o vocabulário e desenvolvendo sua musicalidade.

 (EI01EF04CB-02) Relacionar as ilustrações dos livros com suas vivências, trazendo assim algum significado a elas.

(EI01EF07CB-03) Vivenciar situações que promovam o seu reconhecimento, fazendo uso de canções, filmagens e fotos.

 (EI01ET01CB-02) Manipular materiais, percebendo diferenças de tamanho, peso, textura, odor, sabor e quantidades.

Registro:

Enviar a foto, vídeo ou relato para o whatsapp da professora.