Seguindo com a oportunidade de novas descobertas sobre nosso corpo, essa semana, vivenciaremos experiência sobre o tamanho; estimulando a percepção de grande e pequeno, maior ou menor, bem como, auxiliar a desenvolver nas crianças habilidades de percepção visual, fazendo comparações nesse sentido, observações e expressões oral.
ü Escutar a música – Xuxa – Tão
Grande. (https://www.youtube.com/watch?v=O1D2qyUxobI).
ü Dialogar com a criança sobre
tamanho, indagando o que entende por essa palavra.
ü Deixar que contribua com suas
colocações.
ü Ir questionando como sabemos o
tamanho das coisas, se existe alguma forma de medir, ou se só olhando já
soubemos… (como possibilidade: vídeo sobre medidas:
https://www.youtube.com/watch?v=x2GLCnNVwWM).
ü Indagar, quanto será que tu tem de
altura? E a mamãe? O mano?
ü Como podemos descobrir?
ü Assistir o vídeo da história: “Gabriel tem 99 cm”
https://www.youtube.com/watch?v=e6simSpPuQs.
ü Então convidamos vocês a conversarem
com a criança sobre o que a história apresenta e aos poucos ir explicando
brevemente sobre as medidas, aproveitar todas as contribuições e perguntas que
eles trouxerem.
ü Perguntar: e será que nós temos o
mesmo tamanho do Gabriel?
ü Através do uso de um metro ou trena,
ou o que tiverem disponível em casa, tentar fazer a medida.
ü Registrar com fio, barbante, tecido,
riscando no chão com pedra, giz, o que tiverem para representar o tamanho da
criança.
Podem fazer o mesmo como o mano (a) se tiver, pai, mãe e comparar as medidas.
Objetivos:
(EI01CG01CB-01)
Conhecer o seu corpo, sua unidade, estimulando suas potencialidades.
(EI01EF06CB-05) Associar a música aos diferentes momentos da rotina, ampliando o vocabulário e desenvolvendo sua musicalidade.
(EI01EF04CB-02)
Relacionar as ilustrações dos livros com suas vivências, trazendo assim algum
significado a elas.
(EI01EF07CB-03)
Vivenciar situações que promovam o seu reconhecimento, fazendo uso de canções,
filmagens e fotos.
Registro:
Enviar a foto,
vídeo ou relato para o whatsapp da professora.