sexta-feira, 16 de julho de 2021

Proposta para o ensino remoto: Nível 4, 19/07

 Queridas famílias!

Para essa semana organizamos uma proposta onde as crianças deverão explorar de diferentes maneiras caixas de papelão. Essa brincadeira  divertida irá proporcionar momentos de muita imaginação e encantamento.

Você sabia?

Que a brincadeira com caixas de papelão além de muito divertida possui vários benefícios para o desenvolvimento das crianças.  

·         Estimula a imaginação;

·         Promove consciência ecológica pelo ato de reciclar materiais;

·         Estimula a coordenação motora;

·         Desenvolve habilidades de raciocínio lógico.

 

Aproveitem as sugestões de brincadeiras com caixas e divirtam-se junto com as crianças, abaixo segue as orientações de como proceder.

  

1º momento: as crianças deverão assistir a história “Não é uma caixa” (Autora: ANTOINETTE PORTIS), contada carinhosamente pela professora Beatriz da turma do Nível 1.

    • Interessante também assistir esse vídeo que narra as aventuras de um menino com uma caixa: 



As aventuras de um menino e sua caixa de papelão

 2º momento: Brincar e explorar livremente a caixa, criando diversas situações, como: casinha, carro, esconderijo, trem, piscina, utilizando de muita imaginação para transformar a caixa no que a criança quiser.

 3° momento: Arte na caixa: desenhar, escrever, pintar, utilizando diferentes materiais: Tintas, lápis, giz de cera, giz branco, carvão, canetinha, etc.

 4° momento: Usar e abusar da criatividade e imaginação criando novas possibilidades com as caixas de papelão.

Registro: Conte para a professora como foi essa proposta para a criança, o que ela criou com a caixa, quais aventuras viveu. Envie fotos ou vídeos se desejar. 

Objetivos Documento Orientador Municipal

Compartilhar momentos de brincadeiras coletivas, buscando a interação na resolução de conflitos. Conhecer as possibilidades e os limites do seu próprio corpo, confiando em suas ações.

Proporcionar experiências e situações de escolha, apostando na capacidade das crianças.

Vivenciar situações de brincar com materiais não estruturados e sucatas, participando de momentos convidativos que possam despertar a curiosidade e a criatividade das crianças. 

Expressar-se através do brincar simbólico, em pequenos e grandes grupos, expandindo seu mundo e ampliando seus conhecimentos.

Utilizar-se de momentos lúdicos, de exploração corporal e de faz de conta para desenvolver habilidades relacionadas a sua linguagem e expressão de seus desejos, necessidades e inquietudes. 

Criar situações do cotidiano, desenvolvendo diferentes papéis que estimulem a imaginação e o faz de conta.

Desenvolver habilidades motoras, manuseando materiais diversos com variadas texturas, espessuras, cores e formas

Vivenciar a exploração de materiais e suas possibilidades, também em ambientes externos.

Manipular materiais não estruturados como forma de recursos à aprendizagem.

Expressar-se verbalmente com autonomia e confiança. 

Compreender e estruturar frases simples.

Ampliar o vocabulário, a imaginação e a criatividade.