Nesta semana que antecede as férias vamos fazer umas propostas divertida, para irmos entrando em clima de férias.
A criança deve estar com duas folhas de jornal nas mãos. Devem colocar no chão, à sua frente, uma das folhas de jornal, e pisar sobre ela, depois colocar a outra, dar um passo à frente pisando sobre o jornal, em seguido pegar a folha que ficou atrás, para tornar a colocá-la no chão, à sua frente e pisar sobre ela e apanhar a que ficou atrás, farão a troca de jornal até atingir à linha de chegada.
O adulto será o mestre e ficará na frente da criança. Ele dará as ordens que deverão obedecer assim que foram solicitadas as palavras de ordem: “o mestre mandou”. As frases que não começarem com estas palavras não devem ser obedecidas. Por isso, esse é um jogo que exige bastante atenção. A parte mais legal está na dificuldade das tarefas dadas pelo chefe, que pode pedir, por exemplo, que os demais tragam objetos de determinada cor ou façam uma sequência de atividades de uma vez só, como: “O mestre mandou… pular de um pé só mostrando a língua, girando e batendo palma”.
Objetivos:
(EI02EF06CB-01) Explorar brincadeiras, jogos, rodas cantadas e sessões estoriadas, utilizando o corpo e diversos recursos que envolvam diferentes culturas.
(EI02EO01CB-02) Promover a organização de sentimentos, valorizando atitudes afetivas durante ações e brincadeiras.
(EI02EO02CB-02) Conhecer as possibilidades e os limites do seu próprio corpo, confiando em suas ações.