Olá família!!
A nossa proposta desta semana será realizada a partir da sacola que foi disponibilizada na escola para retirada! Sendo parte do projeto:” As Cores da Natureza Encantando as Práticas do Ensino Remoto de 2021. Realizado pela professora: Elizane. Na qual iremos utilizar está vez a argila!
O uso da argila pelas crianças proporciona ricas experiências sensoriais, assim como possibilidades ilimitadas para modelar e dar forma aos elementos que habitam o imaginário e a realidade, viabilizando, dessa maneira, oportunidades de aprofundamento na relação das crianças com esse material e suas possibilidades lúdicas, e de criação.
* A argila é um material bem maleável, mas para trabalhar com ela você precisa ter sempre um pouquinho de água do lado. Conforme vocês forem umedecendo a argila, ela fica mais mole e flexível. Só não molhe muito de uma vez ou ela vai virar uma montanha de lama! Caso tenha disponível em casa palitos de picolé, canudinhos, entre outros materiais que a criança possa utilizar na modelagem da argila.
* Família disponibilize para seu (a) filho (a) um ambiente, para o manuseio da argila, na qual a criança possa explorar, sentir este material, e vocês estejam juntos para observar este momento, após está observação passe para a professora como foi este momento.
-Como foi este momento de manuseio da argila pela criança?
-A criança permaneceu por quanto tempo nesta atividade?
-O que ela criou durante a modelagem com a argila?
-Ela relatou algo sobre a sensação de modelar a argila?
-Familiares o que acharam do manuseio deste material pelo(a) seu(a) filho(a)?
Objetivos:
* Vivenciar situações de brincar com materiais não estruturados e sucatas, participando de momentos convidativos que possam despertar a curiosidade e a criatividade das crianças.
* Permitir, através do brincar a representação simbólica, respeitando diferenças, promovendo interações, conversas e relatos;
* Desenvolver habilidades motoras, manuseando materiais diversos com variadas texturas, espessuras, cores e formas:
* Manipular materiais não estruturados como forma de recursos à aprendizagem;
* Participar de situações de aprendizagens, através da transformação de matérias e formas. (argila, tintas produzidas pelas crianças).
* Expressar-se com liberdade e criatividade em produções livres e/ou direcionadas a partir de diferentes propostas pedagógicas;
* Relatar fatos pertinentes às suas vivências e descobertas.
* Preservar o meio ambiente em diversos momentos do seu cotidiano, transformando seus elementos em brinquedos/brincadeiras.