Olá querida turma do Nível 4-b… essa semana nós iremos desenvolver nossas habilidades motoras ampla e fina. A coordenação motora fina é a capacidade de controlar o corpo em movimentos específicos feitos com as mãos e os dedos. Esses movimentos, extremamente pequenos e precisos, requerem alta concentração e boa coordenação olho-manual. Sendo assim, através do desenvolvimento da coordenação motora fina, a criança será capaz de ter:
● Melhor domínio do seu corpo
● Desenvolver concentração
● Aumentar a coordenação olho-mão
● Ter maior auto-estima e segurança
A coordenação motora ampla está relacionada com a habilidade de movimentar, de forma eficiente, as articulações e os músculos do corpo, por meio de comandos programados do cérebro.
Trata-se da primeira habilidade aprimorada na criança, desde os meses iniciais de vida até a Educação
Infantil. Nesse momento, a coordenação motora ampla é aliada ao desenvolvimento cognitivo da criança, que está aprendendo a controlar seus impulsos.
● Andar, carregar, empurrar, mexer os braços, pernas e mãos, correr, sentar, se inclinar para frente e para trás e rolar, por exemplo.
Então, qual será a proposta dessa semana?
Para essa semana, propomos que a família organize essas atividades em dois dias diferentes.
1º Proposta: Modelando com massinha…
Todas as crianças adoram brincar com massinha de modelar. Essa atividade, além de ser muito divertida, é também cheia de aprendizagem! Então, que tal explorar a massinha e com ela manusear a tesoura?! Isso mesmo! Recortando a massinha em diversas formas e tamanhos.
Muito bom para desenvolver nossa coordenação motora fina. Observação: É preciso a supervisão de um responsável para que o manuseio da tesoura seja seguro.
2º Proposta: Circuito Psicomotor:
Essa proposta já é conhecida pela nossa turma, e frequentemente vamos realizá-la de diferentes formas e obstáculos. Então, prepare um ambiente de casa com diversos obstáculos, por exemplo:
● Linhas, fitas ou corda no chão para a criança caminhar sobre a linha;
● Colchão para cambalhota ou pulo;
● Mesa ou cadeira para servir de túnel e a criança passar por baixo;
● Banco, cadeira ou sofá para a criança passar por cima;
● Almofadas para a criança escalar;
● Garrafas pets ou semelhantes para a criança passar entre eles em zigue-zague (Pode passar entre os objetos utilizando bicicleta ou motoca)
● Escadinha pequena para subir, ou escada grande no chão como trajeto para a criança caminhar por cima;
Dentre estas sugestões, utilize os materiais que a família tiver em casa, e com muita criatividade e imaginação, faremos desse trajeto um momento de pura diversão e aprendizagens!
Registros:
Os registros podem ser por meio de fotos, vídeos ou mensagens. Queremos saber como foi tais vivências para as crianças.
Abraços, Professora Fernanda
Objetivos:
Manipular materiais não estruturados como forma de recursos à aprendizagem.
Ampliar o vocabulário, a imaginação e a criatividade.
Explorar de maneira autônoma as possibilidades sensoriais e psicomotoras;
Desenvolver a motricidade fina através de modelagens, criando formas e figuras.
Expressar-se por meio da linguagem, suas ideias e sentimentos.
Conhecer as possibilidades e os limites do seu próprio corpo, confiando em suas ações.
Desenvolver as potencialidades corporais com movimentos amplos e finos.
Participar de circuitos e atividades que envolvam: pular, saltar, subir, equilibrar, descer, correr em
diversos locais, etc.