segunda-feira, 5 de julho de 2021

Proposta para o ensino remoto: Nível 4 B, 05/07

 Olá querida turma do Nível 4-b… essa semana nós iremos desenvolver nossas habilidades motoras ampla e fina. A coordenação motora fina é a capacidade de controlar o corpo em movimentos específicos feitos com as mãos e os dedos. Esses movimentos, extremamente pequenos e precisos, requerem alta concentração e boa coordenação olho-manual. Sendo assim, através do desenvolvimento da coordenação motora fina, a criança será capaz de ter:

● Melhor domínio do seu corpo

● Desenvolver concentração

● Aumentar a coordenação olho-mão

● Ter maior auto-estima e segurança

A coordenação motora ampla está relacionada com a habilidade de movimentar, de forma eficiente, as articulações e os músculos do corpo, por meio de comandos programados do cérebro.

Trata-se da primeira habilidade aprimorada na criança, desde os meses iniciais de vida até a Educação

Infantil. Nesse momento, a coordenação motora ampla é aliada ao desenvolvimento cognitivo da criança, que está aprendendo a controlar seus impulsos.

● Andar, carregar, empurrar, mexer os braços, pernas e mãos, correr, sentar, se inclinar para frente e para trás e rolar, por exemplo.

Então, qual será a proposta dessa semana?

Para essa semana, propomos que a família organize essas atividades em dois dias diferentes.

1º Proposta: Modelando com massinha…

Todas as crianças adoram brincar com massinha de modelar. Essa atividade, além de ser muito divertida, é também cheia de aprendizagem! Então, que tal explorar a massinha e com ela manusear a tesoura?! Isso mesmo! Recortando a massinha em diversas formas e tamanhos.

Muito bom para desenvolver nossa coordenação motora fina. Observação: É preciso a supervisão de um responsável para que o manuseio da tesoura seja seguro.

2º Proposta: Circuito Psicomotor:

Essa proposta já é conhecida pela nossa turma, e frequentemente vamos realizá-la de diferentes formas e obstáculos. Então, prepare um ambiente de casa com diversos obstáculos, por exemplo:

● Linhas, fitas ou corda no chão para a criança caminhar sobre a linha;

● Colchão para cambalhota ou pulo;

● Mesa ou cadeira para servir de túnel e a criança passar por baixo;

● Banco, cadeira ou sofá para a criança passar por cima;

● Almofadas para a criança escalar;

● Garrafas pets ou semelhantes para a criança passar entre eles em zigue-zague (Pode passar entre os objetos utilizando bicicleta ou motoca)

● Escadinha pequena para subir, ou escada grande no chão como trajeto para a criança caminhar por cima;

Dentre estas sugestões, utilize os materiais que a família tiver em casa, e com muita criatividade e imaginação, faremos desse trajeto um momento de pura diversão e aprendizagens!

Registros:

Os registros podem ser por meio de fotos, vídeos ou mensagens. Queremos saber como foi tais vivências para as crianças.

Abraços, Professora Fernanda

 Objetivos:

Manipular materiais não estruturados como forma de recursos à aprendizagem.

Ampliar o vocabulário, a imaginação e a criatividade.

Explorar de maneira autônoma as possibilidades sensoriais e psicomotoras;

Desenvolver a motricidade fina através de modelagens, criando formas e figuras.

Expressar-se por meio da linguagem, suas ideias e sentimentos.

Conhecer as possibilidades e os limites do seu próprio corpo, confiando em suas ações.

Desenvolver as potencialidades corporais com movimentos amplos e finos.

Participar de circuitos e atividades que envolvam: pular, saltar, subir, equilibrar, descer, correr em

diversos locais, etc.