quinta-feira, 1 de julho de 2021

Proposta para o ensino remoto: Pré 1 A, 05/07

 

Através da janela um mundo colorido! A criança fará algumas observações em relação as cores presentes ao seu redor. A família poderá questionar: E se fosse tudo de uma cor apenas, como seria? Quais as cores você consegue observar através da sua janela? Onde podemos encontrar as cores? Você acha importante termos diferentes cores em todas as coisas? Onde podemos encontrar as cores? Qual cor chama mais a sua atenção?

Como já consta no projeto da turma iniciaremos nesta semana a exploração sobre as cores de forma lúdica e criativa envolvendo as crianças nestas descobertas.

Para iniciarmos a proposta será importante que as crianças assistam ao vídeo sobre a história:Bom dia, todas as cores! ” Ruth Rocha

História de um camaleão que vai mudando de cor ao longo da história.  Para assistir, acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=ZhGHEZUzQX0


As propostas serão para duas semanas e assim que forem sendo realizadas enviar para a professora Taís.

Tarefa 01:

  • Qual a sua cor preferida? Dispor as fichas coloridas enviadas para casa e a criança deverá escolher a sua cor.

Após, fazer um desenho usando apenas a sua cor preferida.


Tarefa 02:


  • Brincadeira: Jogo das cores! Fichas de cores variadas (aquelas da tarefa 01) e peças do jogo lego. Colocar as fichas coloridas sobre um tapete ou mesa e a criança pegará uma peça e deverá colocar a pecinha sobre a ficha com a cor correspondente e dizer em voz alta o nome desta cor.


  • Hora da música: “os coloridos” palavra cantada. Ouvir a música e aprender a cantá-la.

Dispor de latas e potes para usar como tambor e interpretar a música. Identificar a criança com sua cor preferida.

A seguir o link da música:

https://www.youtube.com/watch?v=x8VNNyobJRo


Tarefa 03:

  • Técnica com lã ou barbante e tinta com cores diversas: coloca-se pingos de tinta sobre uma folha, fios de lã sobre a tinta e um pedaço de papel em cima. Pede-se para a criança ir puxando o fio de lã e após tirar o papel que está por cima e observar como ficou a pintura.

Se tiver a tinta da cor preferida pode-se usar nesta técnica.

  • O pedaço de papel pardo que foi enviado deverá ser escolhido uma forma geométrica pela criança e a mesma deverá pintar com a sua cor preferida. Pode-se usar tinta, cola colorida ou giz de cera para que a cor fique bem forte no papel. Tenta fazer esta forma do tamanho do papel.

Orientações:

Foi enviado um envelope com letras, uma cartela e a ficha do nome da criança. São opções para ser incentivo ao reconhecimento do seu nome, letra inicial, identificar as letras dos nomes dos familiares e também ir arriscando a escrita. Este material é de apoio e exploração em casa.

Objetivos:

TS - Expressar-se livremente por meio do desenho, colagem, pintura criando produções bidimensionais e tridimensionais.

EO- Agir demo do independente com confiança e autonomia, de acordo com suas capacidades.

TS- Despertar a vivência de danças e músicas das diferentes etnias locais e regionais.

EF – Ampliar a linguagem e o vocabulário por meio da interação, desenvolvendo a imaginação, a criatividade, a compreensão e a interpretação.

TS- Identificar as cores primárias e secundárias, e suas possibilidades de misturas.

TS - Explorar cores em diversas situações do cotidiano.

TS - Perceber as diferentes cores, texturas e formas presentes nos elementos da natureza.

CG - Explorar diferentes ritmos, estilos e gêneros musicais, desenvolvendo equilíbrio, força, agilidade, flexibilidade e lateralidade.

CG - Desenvolver a autonomia na criação de coreografias, músicas, histórias, brincadeiras, entre outras, expressando seus interesses e imaginação.

ET -  Identificar e reconhecer propriedades, características e função social dos objetos do seu cotidiano, bem como seus objetos pessoais, através da manipulação e exploração.

ET - Levantar hipóteses para resolver situações problemas, organizando dados, testando possibilidades e soluções.

ET- Classificar, seriar e nomear objetos de acordo com suas semelhanças e diferenças.

ET - Identificar e nomear figuras geométricas em seu cotidiano, estabelecendo diferenciações e semelhanças entre plano e sólido.