As propostas postadas semanalmente, a partir do dia 03/05, em nosso blog são especificamente para as crianças as quais as famílias optaram neste momento pelo ensino remoto. As crianças que estiverem frequentando a escola de forma presencial não precisam realizar as propostas em casa.
Queridas famílias!
É de fundamental importância para a criança promover a construção da sua própria identidade e autoimagem, mediante o conhecimento do seu corpo, desenvolvendo assim capacidades motoras básicas, despertando a consciência tanto do corpo como um todo, como também de todas as partes que as compõe.
Assistir ao vídeo da música – Cabeça, ombro, joelho e pé.
Desafiar-se a dançar juntos em família.
Conversar sobre a música se achou legal, sobre o que fala a música.
Convidar a criança para conhecer as partes do corpo.
Usando papel pardo, giz, pedras, o que tiverem em casa, traçar o contorno da criança.
Ao traçar ir conversando e questionando que parte estou riscando agora???
Após terminar, pedir que a criança olhe para seu desenho e identifique as partes traçadas, deixar que ela explore seu desenho usando a imaginação.
Colocar a criança ao lado do seu desenho e indagar sobre o tamanho; se acha grande, pequena, se querem fazer o contorno da mamãe, do mano… Se quiserem, questionar sobre as diferenças, quem é maior, quem é menor, depois o que tem de igual e em comum nas figuras.
Explicar que todos temos as partes do corpo, pernas, pés, mãos, dois ouvidos, um nariz etc…
Aproveitar para falar sobre pessoas que podem não ter uma perna ou alguma parte do corpo, mas que mesmo assim são amadas e devem ser respeitadas.
Durante os questionamentos, provavelmente, falarão da roupa que está faltando entre outras características.
Aí vem o desafio maior; junto com a criança, vestir o desenho, fazer as partes faltantes (olhos, cabelo, nariz, orelhas, boca).
Usem a criatividade e divirtam-se na produção!
Registro:
Enviar a foto do desenho do corpo antes e depois da caracterização para o whatsapp da professora. Faremos uma vídeo chamada (combinaremos a data), e nessa vídeo chamada, cada família apresentará a sua produção.
*Ressalto que esse desenho servirá para muitas propostas futuras, então, façam e explorem com muito carinho*.
Objetivos:
(EI01EO02CB-02) Explorar o próprio corpo na perspectiva de conhecê-lo, sentindo os seus movimentos, ouvindo os sons que produzem, conhecendo suas funções e formas de funcionamento.
(EI01CG01CB-01) Conhecer o seu corpo, sua unidade, estimulando suas potencialidades.
(EI01EF02CB-01) Interagir em brincadeiras que envolvam comandos, sons e gestos, desenvolvendo o corpo como um todo.
(EI01ET06CB-02) Explorar os movimentos rítmicos, envolvendo o corpo, através das brincadeiras cantadas e de danças.