sexta-feira, 11 de junho de 2021

Proposta para o ensino remoto: Nível 3, 14/06

  As propostas postadas semanalmente, a partir do dia 03/05, em nosso blog são especificamente para as crianças as quais as famílias optaram neste momento pelo ensino remoto. As crianças que estiverem frequentando a escola de forma presencial não precisam realizar as propostas em casa.


Queridas famílias!

É de fundamental importância para a criança promover a construção da sua própria identidade e autoimagem, mediante o conhecimento do seu corpo, desenvolvendo assim capacidades motoras básicas, despertando a consciência tanto do corpo como um todo, como também de todas as partes que as compõe.



  • Assistir ao vídeo da música – Cabeça, ombro, joelho e pé.

  • Desafiar-se a dançar juntos em família.

  • Conversar sobre a música se achou legal, sobre o que fala a música.

  • Convidar a criança para conhecer as partes do corpo.

  • Usando papel pardo, giz, pedras, o que tiverem em casa, traçar o contorno da criança.

  • Ao traçar ir conversando e questionando que parte estou riscando agora???

  • Após terminar, pedir que a criança olhe para seu desenho e identifique as partes traçadas, deixar que ela explore seu desenho usando a imaginação.

  • Colocar a criança ao lado do seu desenho e indagar sobre o tamanho; se acha grande, pequena, se querem fazer o contorno da mamãe, do mano… Se quiserem, questionar sobre as diferenças, quem é maior, quem é menor, depois o que tem de igual e em comum nas figuras.

  • Explicar que todos temos as partes do corpo, pernas, pés, mãos, dois ouvidos, um nariz etc…

  • Aproveitar para falar sobre pessoas que podem não ter uma perna ou alguma parte do corpo, mas que mesmo assim são amadas e devem ser respeitadas.

  • Durante os questionamentos, provavelmente, falarão da roupa que está faltando entre outras características.

  • Aí vem o desafio maior; junto com a criança, vestir o desenho, fazer as partes faltantes (olhos, cabelo, nariz, orelhas, boca).

  • Usem a criatividade e divirtam-se na produção!



Registro:

Enviar a foto do desenho do corpo antes e depois da caracterização para o whatsapp da professora. Faremos uma vídeo chamada (combinaremos a data), e nessa vídeo chamada, cada família apresentará a sua produção.

*Ressalto que esse desenho servirá para muitas propostas futuras, então, façam e explorem com muito carinho*.


Objetivos:

(EI01EO02CB-02) Explorar o próprio corpo na perspectiva de conhecê-lo, sentindo os seus movimentos, ouvindo os sons que produzem, conhecendo suas funções e formas de funcionamento.

(EI01CG01CB-01) Conhecer o seu corpo, sua unidade, estimulando suas potencialidades.

(EI01EF02CB-01) Interagir em brincadeiras que envolvam comandos, sons e gestos, desenvolvendo o corpo como um todo.

(EI01ET06CB-02) Explorar os movimentos rítmicos, envolvendo o corpo, através das brincadeiras cantadas e de danças.