Através da Janela!
Que poça é essa?
Dando continuidade ao nosso projeto, através da janela, tivemos alguns dias de muita chuva, e a crianças fizeram questionamentos sobre as poças de água que se formaram no pátio da escola, porque a água ficou ali? Para onde ela vai?
Diante destes questionamentos e a curiosidade das crianças quando ao acumulo de água, durante essa semana vamos fazer novas descobertas sobre a infiltração da água no solo.
Infiltração:
A infiltração da água no solo, faz parte do ciclo da água, é na infiltração que a água atravessa o solo, e a capacidade de infiltração varia dependendo do tipo de solo. É um processo de grande importância pois faz parte do ciclo da água, interfere no escoamento e nos lençóis freáticos.
Tarefa 01:
Tarefa 01:
Vamos fazer uma experiência: com uma garrafa pet, tecido, cordão e areia.
Cortar a garrafa ao meio, usar a parte de cima da garrafa, como se fosse um funil, e a parte de baixo como suporte, amarrar o tecido com cordão na boca da garrafa, colocar a areia dentro da garrafa, depois colocar água, vamos observar e fazer questionamentos sobre a infiltração.
Tarefa 02:
Fazer um vídeo contando para a Profe como foi esta experiência.
Registro: Enviar o vídeo para a Profe Naira, ou se a família preferir poderá fazer um relato contando como foi a experiência de fazer a atividade.
*Sugestão: na escola brincamos muito, além de realizar atividades relacionadas as temáticas dos projetos vivenciamos momentos divertidos, por isso semanalmente enviaremos uma proposta complementar, brincante, para a família se divertir ainda mais. A brincadeira desta semana é:
Corre Cotia
https://www.youtube.com/watch?v=Okz41Yrxag8
Objetivos:
CG – Explorar diferentes materiais a fim de desenvolver habilidades.
ET – Observar fenômenos naturais, a fim de estabelecer relações de causa e efeito, levantando hipóteses, utilizando diferentes técnicas e instrumentos para reconhecer algumas características e consequências para a vida das pessoas.
ET – Investigar e registrar os fenômenos naturais por meio de diferentes recursos e experiências.