sexta-feira, 11 de junho de 2021

Proposta para o ensino remoto: Nível 4 (tarde), 14/06

  As propostas postadas semanalmente, a partir do dia 03/05, em nosso blog são especificamente para as crianças as quais as famílias optaram neste momento pelo ensino remoto. As crianças que estiverem frequentando a escola de forma presencial não precisam realizar as propostas em casa.

Primeiro momento assista a esse vídeo musical sobre o vento: Vídeo 1

https://www.youtube.com/watch?v=hp6J1c-TPrA

Após, questione a criança:

● Onde está o vento?

● Como sentimos o vento?

● Conseguimos fazer vento com o nosso corpo e com objetos?

Explicação: Sim, o vento não podemos ver, mas sentimos ele ao nosso redor! Ao observar as folhas

das árvores, as roupas no varal, as bolhas de sabão voando, a pipa subindo no céu, entre tantos. O

vento é o ar em movimento. E portanto, também conseguimos criar o vento através do nosso corpo:

Soprando, ou balanço as mãos e objetos, e também ao correr movimentamos o ar.

Então, é hora de sentir o vento! Como? Levar a criança para explorar o pátio, e juntos, procurem uma

folha de tamanho grande no chão, para confeccionar um Gira-vento! Show!

Corte a folha com as mãos ou tesoura neste formato abaixo, e após, espete um galho fino no meio e

pronto, deixe que o vento faça-o girar.





Vamos brincar com o vento através dessa divertida brincadeira em família:

Assista ao vídeo dos colegas brincando. O vencedor é quem levar a bolinha até a linha do adversário!



Materiais para a brincadeira:
2 Círculos de papelão ou pratinhos descartáveis
2 Palito de picolé
2 Pedaços de fita
1 bolinha de plástico, ou bolinha de papel, ou 2 copinhos descartáveis colados um no outro.
Registro:
Como registro, grave com a criança um vídeo contando como foi essas vivências, se a criança sentiu o
vento, o Gira-vento girou? Como foi a brincadeira. Envie para a professora. Qualquer dúvida, entre em
contato. Abraços, Professora Fernanda.

Objetivos:
Expressar-se verbalmente com autonomia e confiança.
Expressar-se oralmente e ou através de gestos suas sensações e necessidades, relatando fatos
ocorridos em casa, no dia a dia expressando-se perante o grupo.
Proporcionar experiências e situações de escolha, apostando na capacidade das crianças.
Desenvolver habilidades motoras, manuseando materiais diversos com variadas texturas, espessuras,
cores e formas.
Vivenciar a exploração de materiais e suas possibilidades, também em ambientes externos.
Manipular materiais não estruturados como forma de recursos à aprendizagem.
Participar de situações de aprendizagens, através da transformação de matérias e formas. (argila,
massinha de modelar, tintas produzidas pelas crianças e outros).
Expressar-se com liberdade e criatividade em produções livres e/ou direcionadas a partir de diferentes
propostas pedagógicas.