Esconde-esconde objetos
Nesta semana teremos uma brincadeira e para este momento será necessárias figuras geométricas ou peças diferentes de algum jogo de encaixar. Podendo ser todas do mesmo tamanho, porém de cores diferentes, ou peças diversas. Quantidade mínima 5 peças ou formas e no máximo 10.
Coloque essas figuras ou peças no centro do tapete (mesa, cama, sofá) e pedir para as crianças memorizarem as formas ou peças. E em seguida colocar todas as figuras ou peças dentro de uma caixa. Chacoalhar, fazer um suspense e colocar de volta, porém escondendo uma forma ou peça dentro da caixa e a criança terá que adivinhar qual está faltando. E assim, ir realizando a brincadeira até usar todas as formas ou peças.
Também, a família poderá usar a criatividade e inventar outras opções e variações da brincadeira de esconde-esconde.
Raciocínio lógico e percepção espacial
Este tipo de esconde-esconde com objetos é muito legal para treinar o raciocínio lógico da criança o processo de aprendizagem e a noção espacial. Mas nada disso é mais importante que a brincadeira pela diversão.Você sabia que até os seis anos o cérebro humano se desenvolve mais do que em qualquer outra idade? Nesta fase da infância ocorrem o maior número de sinapses e ligações neuronais. Sendo assim, temos uma grande oportunidade para explorar as brincadeiras que provocam a utilização da inteligência, do corpo, da criatividade, da linguagem, etc.
Orientações para as famílias:
No kit foi uma folha para representar o aniversário. Como já falamos sobre a família, a história do nome da criança e o reconhecimento de seu corpo chegou o momento de conversar sobre a data do aniversário. Como é comemorado em sua casa? Na folha representar este momento especial na vida da criança. Na folha consta onde realizar o desenho.
Registro:
Através de foto e um registro escrito (em forma de mensagem) relatando como foi esse momento e se a criança conseguiu memorizar, descobrir o objeto escondido rapidamente ou apresentou alguma dificuldade. Enviar para o WhatsApp da professora Taís.
Dúvidas, entrar em contato com a professora Taís.
Objetivos:
EF: Ampliar a linguagem e o vocabulário, por meio da interação, criatividade e a interpretação.
EO – Comunicar e expressar sentimentos e ideias a pessoas e grupos diversos.
ET- Vivenciar experiências com materiais não convencionais e diferentes suportes, favorecendo a expressividade pessoal com situações individuais e coletivas.