Famílias!!
Nesta semana pensando em todo o contexto alegre e divertido que a festa junina nos traz, conduziremos nossa proposta de forma a enfatizar o corpo e seus movimentos. Pois as brincadeiras envolvem equilíbrio, atenção, observação e autonomia.
É festa Junina minha gente! Alô moçada bonita do PRÉ 1 A!!
Vamos brincar e nos divertir?
Fazer um arraiá em casa com bandeirinhas, pipoca, música e muita diversão. Podem se vestir a caráter ou usar uma roupa caipira improvisada. Lembrando que este arraiá deve acontecer apenas com as pessoas que moram em casa.
TAREFA 01:
Como podemos organizar este momento:
Confecção de bandeirinhas, recortar e a criança pintar ou colar pedacinhos de papel;
Ornamentação da mesa, espaço a ser realizado este momento festivo;
Comidas típicas da festa junina: pipoca, pinhão, rapadura, bolo, fazer com o que tiver em casa;
Colocar músicas juninas para dançar.
TAREFA 02: Escolher 01 das brincadeiras a seguir para realizar com a família.
Registro:
Realizar as tarefas registrando através de fotos e vídeo enviando para o WhatsApp da professora Taís.
Dúvidas, falem comigo!
SUGESTÃO:
Experiência junina:
Milho dançante
Ingredientes: meio copo com água, meio copo com vinagre, uma colher de milho de pipoca e uma colher de bicarbonato de sódio.
Modo de fazer:
Colocar um copo grande vazio dentro de um recipiente (travessa, bandeja, fôrma pois o bicarbonato derrama para fora do copo) em seguida seguir a ordem dos ingredientes.
Observar que o milho fica se mexendo dentro do copo como se estivesse dançando.
Pode-se assistir ao vídeo com a experiência através do link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=1zdQTyi7cek
Cantar e dançar a música “Pula, pula pipoquinha” que se encontra no link a seguir e também será publicada no grupo.
Observação:
No kit retirado pelas famílias do ensino remoto enviei o seguinte bilhete e tarefa a ser realizada em casa:
Estou enviando uma tarefa para ser realizada com as crianças em casa. Não será necessário me enviar, apenas iremos reforçar algumas aprendizagens para esse ano. Podem ir realizando de vez em quando e percebendo como a criança fará a memorização destes itens através de sua imagem e escrita.
Como fazer:
Recolher panfletos de loja e mercado.
Nas fichas, colar a figura correspondente ao lado de sua escrita. Explorar com a criança as imagens, deixar que ela encontre a figura que corresponde com a palavra.
Após colar, recortar as fichas em duplas. (Pode-colar em papel mais grosso)
Depois de tudo pronto, ir realizando como jogo da memória, ou mostrar a imagem e a criança procurar em casa, ou a criança já pega a ficha e sai procurando. Pode-se usar a criatividade e incentivar as crianças a acharem e identificarem a imagem com sua escrita.
Não haverá um tempo certo para finalizar, cada família verá o andamento de seu filho.
Conforme sentirem necessidade entrem em contato com a professora. E também, avisar como está sendo esta experiência em casa.
No encontro virtual da turma com as crianças do ensino remoto realizado na semana anterior, no dia 14 de junho, conversamos sobre nossa feira de Ciências, apresentação do nosso tema e realizei a coleta de dados para nosso projeto científico.
Objetivo:
CG - Conhecer e valorizar a cultura regional, desenvolvendo o interesse por danças rítmicas, coreografias, teatro, atividades lúdicas, jogos e brincadeiras.
TS - Expressar-se livremente por meio do desenho, colagem, pintura criando produções bidimensionais e tridimensionais.
EO – Conhecer e respeitar as diversidades culturais e sociais.
EO- Agir demo do independente com confiança e autonomia, de acordo com suas capacidades.
CG- Expressar diferentes movimentos reconhecendo seu corpo e suas nomenclaturas.
TS- Despertar a vivência de danças e músicas das diferentes etnias locais e regionais.
EF – Ampliar a linguagem e o vocabulário por meio da interação, desenvolvendo a imaginação, a criatividade, a compreensão e a interpretação.
ET- Construir através do lúdico a contagem oral, relacionando quantidades em situações contextualizadas no ambiente escolar ou em casa.