As propostas postadas semanalmente, a partir do dia 03/05, em nosso blog são especificamente para as crianças as quais as famílias optaram neste momento pelo ensino remoto. As crianças que estiverem frequentando a escola de forma presencial não precisam realizar as propostas em casa.
Vamos brincar?
Nesta semana realizaremos brincadeiras que envolvem o corpo.
Cada família organizará o espaço e conduzirá a proposta conforme os comandos a seguir na tarefa 01.
Tarefa 01:
• Brincadeiras com o corpo: rolar no chão, fazer uma linha no chão e pedir para que andem nela; pular de um pé só sobre a linha; engatinhar sobre a linha sem tirar as mãos e os joelhos dela; ficar equilibrado num pé só, e em seguida alternar os pés; equilíbrio com os olhos fechados; senso de direção com os olhos fechados; equilíbrio agachado.
• Sons do corpo: palmas, estalos cm os dedos, barulhos com a boca.
• Expor o cartaz e cada criança deverá realizar o movimento a seguir:
Tarefa 02:
• Cara metade: desenhar a outra parte do rosto que falta na fotografia que foi enviada para casa.
Registro:
Tarefa 01: fotografar alguns movimentos e enviar para o WhatsApp da professora Taís.
Tarefa 02: realizar e guardar na sacola dos tesouros.
Orientações para as famílias:
• Pode-se realizar a observação do tempo: como está o céu hoje? Tem nuvens? Como elas são? Tem sol? Como ele é? Tem chuva? Ou está nublado?
• Dia e noite: realizar observações destacando as suas diferenças. Lua, estrelas, etc.
• Ir conversando, questionando conforme a família for sentindo necessidade ampliando esses conhecimentos e destacando a percepção da criança.
• Ir aos poucos através de conversas com eles situando sobre situações que acontecem em relação ao Ontem, Hoje e Amanhã. O que você fez ontem? O que está comendo hoje, agora? E amanhã, o que faremos, brincar?
E assim por diante conforme for surgindo nas situações do dia a dia.
Dúvidas, falem comigo!
Professora Taís
Objetivos:
CG - Desenvolver a consciência corporal, reconhecendo suas habilidades ou atitudes, colocando em prática em suas atividades diárias, com crescente autonomia.
CG - Desenvolver e explorar habilidades sensoriais e motoras, como andar, pular, correr e demais movimentos corporais.
EO – Desenvolver empatia, respeitando a singularidade de cada um.
EO – Valorizar as características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive, incluindo a diversidade étnica do território regional e local, além das necessidades especiais.
CG – Participar das atividades, valorizando suas caraterísticas e o cuidado de si e do outro.