sexta-feira, 4 de junho de 2021

Proposta para o ensino remoto: Pré 1 B (tarde), 07/06

 As propostas postadas semanalmente, a partir do dia 03/05, em nosso blog são especificamente para as crianças as quais as famílias optaram neste momento pelo ensino remoto. As crianças que estiverem frequentando a escola de forma presencial não precisam realizar as propostas em casa.


Através da Janela!

Como se forma a chuva?

Dando continuidade ao nosso projeto, através da janela, há alguns dias atrás tivemos uns dias de muita chuva, então começamos a nos questionar de onde vem a chuva, para onde ela vai.

Percebendo estes questionamentos e a curiosidade das crianças quando a chuva, durante essa semana vamos fazer novas descobertas sobre a chuva.

Como a chuva se forma?
A luz o sol e o calor aquecem a água, isso faz a água evaporar. 
Esse vapor sobre para o ar, formando as nuvens e quando as nuvens estão carregadas, cai a chuva. 
Ao cai na terra, parte da chuva é absorvida pelo solo e outra parte vai parar nos rios, lagos e mares. Então recomeça todo o processo.
Para essa semana vamos propor às famílias uma experiência divertida e cheia de descobertas.

Vamos fazer uma experiência sobre evaporação e a formação da chuva:
Tarefa 01:
Em um recipiente colocar água quente (lembrando de tomar muito cuidado) e cobrir com uma tampa ou um plástico filme, depois de um tempo vamos observar que o vapor virou gotinhas de água na tampa do recipiente, representando a evaporação dos nossos rios, mares e lagos e a formação das nuvens.
Ao fazer essa experiência com a criança, faça questionamentos e vá explicando que a água quente está representando a água aquecida pelo calor e pelo sol, e o vapor que está se acumulando representa as gotículas que formarão a chuva.
Tarefa 02:
Representar esse momento da experiência, através de um desenho, pintura ou colagem.

Registro: Enviar foto ou vídeo para a Profe Naira, ou se a família preferir poderá fazer um relato contando como foi a experiência de fazer a atividade.

Objetivos:
CG – Explorar diferentes materiais a fim de desenvolver habilidades.
TS – Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais, a partir da nossa cultura.
ET – Observar fenômenos naturais, a fim de estabelecer relações de causa e efeito, levantando hipóteses, utilizando diferentes técnicas e instrumentos para reconhecer algumas características e consequências para a vida das pessoas.
ET – Investigar e registrar os fenômenos naturais por meio de diferentes recursos e experiências.