domingo, 28 de março de 2021

Propostas que aproximam: Nível 2, 29/03

 

Uma história sensorial!

Nossa proposta para essa semana é a produção de uma história sensorial para os pequenos, mas o que é uma história sensorial? É juntamente com a narração oral do texto oportunizar aos bebês sensações diversas, por isso precisaremos de muito empenho e participação das famílias.

Utilizando o material disponível em casa, podendo ele ser alternativo, vamos criar o personagem, segue um molde bem fácil de fantoche, e neste molde pedimos que colem algodão ou algum tecido representando o pelo fofo do animal:

 

Lembrando que essa é apenas uma sugestão, podem fazer o fantoche da forma que acharem melhor.

*no momento da história precisaremos também de uma cenoura, um pedaço pequeno de alface, e uma maçã (esses alimentos serão usados apenas para deixar que eles sintam as sensações oportunizadas e poderão ser substituídos por outras coisas disponíveis em casa)

 

O coelho das orelhas compridas

Amanhecia no bosque quando o coelhinho das orelhas grandes saiu de casa com o seu macacão azul e uma cesta, para comprar legumes e frutas.

Saltando entre pinheiros e amoras, de onde começaram a sair tordos, cães e ratinhos para o ajudar nas compras, logo chegou à feira.

Escolheu cenouras e alfaces, para fortalecer os olhos e os dentes.

Também maçãs com vitaminas para adoçar a merenda e todas as outras que vocês quiserem recomendar-lhe que leve.

No seu regresso, a mesa estava posta e os seus 15 irmãozinhos, com as patinhas lavadas, esperavam sentados para almoçar.

Depois de lavar as dentolas e dormir a sesta, saíram, como recompensa, para brincar com os seus amigos, os bichinhos, as aves e os insetos do bosque.


Primeiro é necessário deixar o ambiente calmo, então sentar com o bebê e iniciar a história.

No decorrer da história, quando os elementos acima citados aparecerem, disponibilizem aos pequenos a exploração.

Registro:

Para registrar esse momento pedimos que nos relatem como o bebê interagiu com a proposta, quais foram as reações na exploração dos materiais, e com a narrativa da história.

Ressaltamos que ao ofertar materiais como o fantoche de papel e algodão é necessária a supervisão constante do responsável.

 

Objetivos:

(EI01CG03CB-02) Vivenciar situações de brincadeira ou teatro, desenvolvendo suas características corporais, seus interesses, sensações e emoções.

(EI01EF03CB-03) Desenvolver a linguagem oral através da escuta de histórias com recursos variados.