É
tempo de Páscoa...
Para cada pessoa este momento
tem um significado, uma crença e passagem para uma nova fase, vida nova. Alguns
símbolos fazem parte deste momento trazendo significados importante para a
nossa vida. Lembrando que a Páscoa não é só chocolates e presentes!
A Páscoa é um feriado religioso celebrado
por cristãos, mas há pessoas não religiosas que também comemoram o dia. Religiosamente,
a Páscoa celebra a ressureição de Jesus Cristo. Para os não
religiosos, é comum fazer almoços, reuniões de família e atividades variadas, como pintar ovos.
Independente da forma que se
comemora, não podemos deixar esta data passar em branco pois ela está presente
nesta época e as crianças precisam entender como este momento significa para
sua família. Nada melhor como vocês conversarem e explicarem estes
significados.
Nossa proposta é trazer de
forma lúdica e divertida todo esse encantamento que a Páscoa nos traz através
do coelhinho. Sendo assim, teremos uma linda história contada por crianças para
assistir, uma hora do conto divertida sobre o coelhinho e também uma música
para cantar e dançar!
Link da história contada por crianças sobre a Páscoa:
https://drive.google.com/file/d/1l-BUkrVhk1MI6f17P3jiWSQ1UFC30iha/view?usp=sharing
Link da hora do conto: “O coelhinho que não era de Páscoa!”
https://drive.google.com/file/d/1hyiht_mnEY-W_d08PoccxBDnUMzY4AHH/view?usp=sharing
Link da música: “ Coelhinho pula pula”
https://drive.google.com/file/d/1Dwwef-Tk1QGnd89ZRNgm8hYJfy86IIBe/view?usp=sharing
A mesma será colocada no grupo da turma para ouvirem no
rádio para dançar, cantar e se divertir!
Fazer orelhas de coelho para assistir a história e também para a hora da dança. Pode-se usar a folha A3 que foi no kit ou papelão. A criança poderá pintar, colar pedacinhos papel e deixa-la bem colorida! Segue um modelo de orelhas, lembrando que cada família irá criar como preferir:
Lembrando que a participação da criança
é fundamental em nossas propostas, eles serão nossos protagonistas! Fazendo do
seu jeitinho e com a ajuda da família alcançaremos nossos objetivos de
aprendizagem.
Sugestões de brincadeiras:
·
O
salto do coelhinho
Faça duas linhas paralelas usando giz. Você pode começar
com uma distância pequena entre as duas, já que o objetivo é ver quem consegue
saltar mais. Improvise orelhinhas de coelho...
·
Corrida dos ovos
A criança precisa pegar um ovo cozido, colocar uma
colher na boca ou na mão e correr de um lado para outro equilibrando o ovo.
Quem chegar primeiro sem deixar o ovo cair é o grande vencedor.
·
Que tal pintar casquinhas em família? Se fizer um
bolo, pode-se guardar as casquinhas inteiras, pintar e enchê-las de amendoim,
goma ou o doce que preferir.
Registro:
Enviar para o WhatsApp da professora Taís, conforme forem
realizando já podem enviar!
·
Nesta proposta cada família deverá enviar 1 foto da criança com a orelha de
coelho! Use sua criatividade para deixa-la bem linda!
·
Vídeo dançando a música do coelhinho.
·
Enviar fotos dos momentos em família: seja
pintando casquinha ou escolher uma brincadeira, bem como essa comemoração em
família no final de semana de Páscoa.
OBSERVAÇÃO:
Estas propostas terão 2 semanas, dia 25 de março e 01 de
abril, para sua realização pois envolvem momentos de preparação e também
domingo de Páscoa. Portanto conseguirão retornar todas com tranquilidade.
Importante retornar todas as propostas!
Não esquecer de fazer a confecção da sacola dos tesouros,
até dia 31/03.
Objetivo:
TS - Expressar-se por meio do desenho, pintura, colagem,
dobradura criando produções bidimensionais e tridimensionais.
TS- Vivenciar experiências com materiais não convencionais
e diferentes suportes, favorecendo a expressividade pessoal com situações
individuais e coletivas.
CG
- Participar de brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias e
atividades artísticas, realizando movimentos corporais propostos em diferentes
situações de aprendizagem.
EO- Ampliar as relações interpessoais através de diferentes
vivências e experiências que promovam a participação e cooperação entre os
pares e coletivos.
CG- Explorar diferentes ritmos, estilos e gêneros musicais,
desenvolvendo equilíbrio, força, agilidade, flexibilidade e lateralidade.