Querida família!
A proposta para esta semana trará um momento de hora do conto em formato de vídeo, no qual as crianças estarão sendo estimuladas ao gosto pela leitura e escrita, bem como através da história estarão observando e identificando diferentes emoções e sentimentos, favorecendo o processo de autoconhecimento e possibilitando o reconhecimento das emoções e sentimentos presentes em cada um de nós, e como podemos aprender a lidar com essas emoções e sentimentos, raiva, medo, ansiedade, alegria...sentimentos tão contraditórios e confusos para as crianças.
No vídeo: “O livro dos sentimentos”, Todd Parr fala sobre sentimentos e como devemos compartilhar todos eles com quem a gente ama.
Após assistir
a história em formato de vídeo, a criança deverá conversar com o pai, mãe ou
responsável sobre o que o vídeo mostrou, conversar com a criança sobre os
sentimentos dela, e que a qualquer momento poderá lhe procurar para expressar o
que está sentindo. Ao final da conversa sobre a história o adulto responsável
deverá um gostoso abraço na criança, e dizer que a ama. O abraço é a
demonstração universal de afeto em que ambos os envolvidos se conectam para a
mesma compreensão: “Eu te apoio, conte sempre comigo”.
Depois momento de reflexão sobre a história a criança deverá encontrar em revistas, livros ou encartes de lojas, rostos de pessoas com algum tipo de expressão facial alegre, triste, bravo, com medo... recortar a parte da cabeça dessa imagem e colar em uma folha. Em seguida é momento de fazer uma bela obra de arte usando sua criatividade e imaginação a criança deverá completar a imagem com um lindo desenho, completando as partes do corpo e o cenário onde essa pessoa deve estar. Conforme o exemplo abaixo: