quarta-feira, 31 de março de 2021

Propostas que aproximam: Nível 4, 06/04

 Queridas famílias!

Queremos com essa proposta que a criança se conheça e saiba como é importante o cuidado consigo mesma. E que isso pode ser desenvolvido através de sua rotina.

Para isso quando for ser realizada a proposta fazendo alguma coisa do seu dia a dia, pedimos para que o responsável esteja junto com a criança em um lugar confortável, fazendo com que se sinta bem e confortável ao realizar a atividade.

 

Desenvolvimento:

Olá família!

É importante que passamos a enfatizar para as crianças o cuidado com o próprio corpo e ensiná-las em pequenas etapas, mostrando, por exemplo, o passo a passo para escovar os dentes, tomar banho, pentear o cabelo e se vestir, ajudar na organização dos brinquedos, etc. Esses momentos exigem paciência, dando o tempo necessário para que a criança domine essa rotina sem que se sinta pressionada.

Uma dica interessante é levar esse aprendizado para as brincadeiras. Como? Vestindo a boneca ou simulando que está escovando o dente do urso de pelúcia. É o momento para perguntar quais são as etapas de cada rotina do seu dia a dia e incentivar a criança a fazê-las com seu brinquedo. Isso vai ajudá-la a compreender melhor como executar cada tarefa, sua importância e a ter mais autonomia nessas ações do dia a dia.

 


Registro: Registrar alguns momentos da rotina das crianças. A hora de escovar os dentes, guardar brinquedos, e outras. Podendo ser enviado fotos, vídeos ou descrever em um breve texto do momento da rotina. Será bem importante descrever também como foi e como a criança se sentiu ao desenvolver a atividade, junto com a escrita mandar uma foto dela.

 

Objetivos:

Conhecer as possibilidades e os limites do seu próprio corpo, confiando em suas ações.

Desenvolver as potencialidades corporais com movimentos amplos e finos.

 Explorar atividades rotineiras, respeitando a sua própria maturidade através do incentivo, exemplo e experiência.

 Desenvolver a autonomia no cuidado de si, de seus pertences e na higiene pessoal.

 Interessar-se pelo cuidado do próprio corpo, solicitando o auxílio do adulto e realizando com progressiva independência os cuidados de atenção pessoal (escovar os dentes, limpar o nariz, limpar-se após usar o banheiro, pentear o cabelo, trocar a roupa, colocar o calçado).