quinta-feira, 29 de abril de 2021

Propostas que aproximam: Pré 1 A e B, 29/04

 

Significado de Amor

Uma breve explicação sobre este sentimento tão bonito que aquece o nosso coração

Mas o que é o Amor?

Amor é um sentimento de carinho e demonstração de afeto que se desenvolve entre seres que possuem a capacidade de o demonstrar.

O amor motiva a necessidade de proteção e pode se manifestar de diferentes formas: amor materno ou paterno, amor entre irmãos (fraterno), amor físico, amor platônico, amor à vida, amor pela natureza, amor pelos animais, amor altruísta, amor próprio, e etc.

Etimologicamente, o termo “amor” surgiu a partir do latim “amor”, palavra que tinha justamente o mesmo significado que atualmente: sentimento de afeição, paixão e grande desejo.

Assim, o substantivo "amor" dá origem também ao verbo "amar", que representa a ação do indivíduo que sente esse amor, estabelecendo uma relação entre o sujeito que ama e o objeto amado.

Definir o que é o amor não é uma tarefa fácil, pois para cada pessoa, o amor pode representar algo diferente.

Qual a forma do amor?

Já que estamos desenvolvendo propostas sobre as figuras geométricas, qual seria a forma que simboliza o amor?

O coração

 

Tarefa 01:

Assistir o vídeo, cantar e dançar! Prestando atenção nas mais variadas formas de dizer eu te amo!

Para esse momento, encher os balões que foram enviados no kit e se divertir!

 Vídeo: Patati Patatá - Amor Universal (DVD Volta ao Mundo)

https://www.youtube.com/watch?v=CBHpvEQfdAY

Família! Descreva em uma folha o que esse sentimento representa e de que forma ele é manifestado entre vocês. A criança também, expressará esse sentimento através de um desenho abaixo de sua descrição.

Lembrando que na folha deverá conter o nome da criança e o título desta proposta: O amor e sua representação para nossa família.

Tarefa 02:

Fazer 1 coração grande, do tamanho de uma folha, podendo usar papelão. Enfeitar esse coração usando a criatividade com os materiais ou tinta que tiverem em casa.

Tirar 1 foto da criança segurando esse coração. Para essa foto, observar o fundo e a criança poderá estar usando fantasia (se tiver) ou alguma roupa que goste.

 


Importante todos realizarem e enviar, pois uma data especial está chegando, não é mesmo Mamães?

Então vocês já devem imaginar que Profe Taís e Naira estarão aprontando algo especial!

 

Registro:

·         Realizar a descrição sobre o Amor em uma folha, conforme a solicitação na tarefa 01 e guardar na sacola dos tesouros.

·         Enviar a foto da criança segurando o coração, conforme a solicitação na tarefa 02.

Essa foto deverá ser enviada no WhatsApp da sua professora até dia 05 de maio para podermos fazer a surpresa já que o dia das mães é dia 09.

 

Dúvidas, entrar em contato com a professora da sua turma.


Objetivos:

EF: Ampliar a linguagem e o vocabulário, por meio da interação, criatividade e a interpretação.

CG- Explorar diferentes materiais a fim de desenvolver habilidades.

TS- Explorar as cores em diversas situações do cotidiano.

EF – Ampliar a linguagem e o vocabulário por meio da interação, desenvolvendo a imaginação, a criatividade, a compreensão e a interpretação.

EO – Comunicar e expressar sentimentos e ideias a pessoas e grupos diversos.

segunda-feira, 26 de abril de 2021

Propostas que aproximam: Nível 2, 26/04

Queridas famílias! 

Neste período de ensino remoto optamos em conjunto com a família explorar propostas pedagógicas que além de estimular o desenvolvimento dos bebês possa ser realizado com materiais de fácil acesso, presentes na rotina familiar, ampliando significativamente a possibilidade de experiências em casa, e nesta semana estaremos sugerindo uma atividade que consiste na escuta e observação de uma história cantada e logo após uma prática baseada na história.

A história:

“O Sapato pra pata”

A história pode ser visualizada, através do link:

https://youtu.be/4vEqOONdLjs

A prática:

Baseado no contexto da história onde a pata desejava muito um sapato para poder sair, propomos que seja colocado juntos diversos pares de sapatos de todos os membros da família, sem esquecer de colocar um do bebê, então pedir para que ele encontre o seu sapato e também tente-o colocar, se ele colocar outros sapatos, questioná-lo, sobre o tamanho, se não está muito grande, de quem é aquele sapato.

Registro:

Para registrar esse momento, pedimos que nos relatem como o bebê interagiu com a proposta, quais as reações do bebê ao ouvir a história e também a experiência com os sapatos e como foi essa experiência para a família. Se a família quiser registrar com foto/vídeo para complementar o relato ficaremos contentes.

Objetivos:

(EI01TS01CB-03) Vivenciar momentos que favoreçam a criatividade, a espontaneidade, o conhecimento de si e do outro, explorando os materiais não estruturados, a música, a dança e a tecnologia.

(EI01EF07CB-03) Vivenciar situações que promovam o seu reconhecimento, fazendo uso de canções, filmagens e fotos.

(EI01EF08CB-01) Envolver-se na escuta de canções, histórias, poemas e parlendas, interagindo com o grupo.


sexta-feira, 23 de abril de 2021

Propostas que aproximam: Nível 1, 26/04

 

Olá Famílias!

Dando continuidade no ensino remoto e reforçando a importância da construção da identidade, autonomia, movimento e linguagem dos nossos pequenos. Para proposta dessa semana, vamos continuar as atividades com caixa. Será a caixa das Sensação e exploração.

·         A caixa é uma brincadeira exploratória a qual envolve objetos sensoriais e proporciona aos bebês conhecer o mundo através dos sentidos, desenvolve a observação, a curiosidade, a imaginação, exercita os movimentos de busca, pegar, largar, a livre escolha, e noções de espaços.

·         Para realizar essa proposta a família vai precisar de uma caixa baixa ou pode ser também a banheira, e objetos pequeno de diferentes texturas. Como: esponjas, fitas, tampas, potes, gelo (coloque dentro de um saquinho) pente, escovas, brinquedos de borracha e outros objetos que a família tem em casa.

·         O importante é usar a imaginação e tornar a brincadeira divertida para a aprendizagem por meio das descobertas que o bebê faz por si.


Registro:

Para registrar a realização da proposta e exploração das vivenciadas pelos bebês, pedimos que a família registre com fotos ou vídeo, juntamente com um relato de como foi a experiência, e o que a família observou, qual a sensação, a expressão demonstrada pelos pequenos.

Objetivos:

(EI01EO03CB-02) Interessar-se por momentos que despertam atenção, imaginação, curiosidade através do faz de conta.

(EI01TS01CB-02) Conhecer e explorar os sentidos.

(EI01ET01CB-02) Manipular materiais, percebendo diferenças de tamanho, peso, textura, odor, sabor e quantidades. 





Propostas que aproximam: Nível 3, 27/04

 

Olá família!

 

- Visando estimular ainda a importância e reflexão da identidade de cada um, bem como, reconhecer-se, trabalharemos nesta semana sobre o cabelo. O que abordaremos nessa semana as características do cabelo: cor, tamanho e os tipos diferentes(crespo, liso, cacheado etc...).

- Vamos conversar com os pequenos sobre a importância de mantermos o cabelo sempre limpinho, que podemos as vezes pegar piolho e que é preciso muito cuidado pra nos livrar deles.

Cada um tem sua característica única de cabelo, devemos manter ele sempre limpo e podemos também fazer vários penteados.

- Que tal promover um dia especial, com diferentes penteados? Podemos fazer:

- Um penteado maluco.

- Um penteado quando o cabelo está cheio de shampoo

- Brincar de salão de beleza também uma brincadeira bem divertida de se fazer.

 

- Vamos fazer uma proposta sobre o piolho. Ele adora morar na cabeça das crianças. Vamos confeccionar um boneco com cabeleira de caixa (caixa de leite, caixa de sapato ou qualquer outra caixa pequena)

- Envelope a caixa com folha de oficio, em seguida de um lado da caixa desenhe um rosto com sorriso e no outro com rosto triste.

- Para o cabelo use lã, papel ou use algo de sua criatividade para representar o cabelo.

- Use como “piolhos” bolinhas de papel, bolinhas de massa de modelar, pedacinhos de folhas secas. Com o boneco virado com a carinha triste pro lado da criança peça pra que ela tire todos os piolhos da cabeça do boneco. Quando tiver com a cabeça toda limpinha mostre a carinha feliz do boneco para ele.

- Durante essa brincadeira coloque a música “rock do piolho” e em seguida se ainda estiverem disposição podem fazer uma dança bem divertida pra essa música.

 

Ao terminar pedimos que nos enviem um áudio, ou em forma de relato escrito/digitado como foi este momento, o que as crianças trouxeram, como eles se sentiram, e até mesmo como está sendo o envolvimento deles na proposta. Caso a família tenha possibilidade pode nos enviar um registro através de foto.

 

 

Objetivos:

(EI02EO02CB-05) Reconhecer o seu corpo, explorando sua própria imagem corporal, bem como os movimentos e sensações produzidas por ele.

(EI02CG01CB-05) Desenvolver a autonomia no cuidado de si, de seus pertences e na higiene pessoal.

EI02EO05CB-02) Envolver-se em diversos momentos de ações que estimulem o respeito ao próximo, reconhecendo a própria imagem, explorando as características individuais e coletivas.