ATRAVÉS DA JANELA...
O que podemos observar ao olhar pela janela de sua casa?
A bruxinha Bruxildes veio contar para vocês o que ela enxerga da janela da sua casa!
Vamos assistir esse vídeo bem legal que ela fez? E também a bruxinha trouxe uma informação bem legal para nossa proposta.
Orientações para a proposta:
Primeiramente, precisa ser um local seguro para esta observação, se caso a janela for nas alturas, esse momento deverá ser acompanhado de um adulto. Ao olhar, poderá ir fazendo questionamentos à criança sobre o que está observando para depois realizar a proposta. Neste momento, ela poderá ver algum detalhe o qual não nos chamará atenção, porém será a sua percepção por isso importante dedicar um tempinho e explorar esse olhar através da janela.
Mas será melhor pela porta, professora? Ótimo! Desde que consigam realizar essa observação e descrever o que está olhando e o que mais chamou a atenção.
Tarefa 01:
● Em 1 folha de oficio, desenhar, descrever, relatar o que observou através da sua janela. A criança fará sua produção artística e algum familiar irá escrever o relato dela sobre seu desenho. Após guardar na sacola.
● Na folha deve conter: o nome da criança, a turma, professora e a data. E o título da proposta:
Através da janela...
● Enviar uma foto para a professora Taís do que aparece através da sua janela.
Aqui está a paisagem através da minha janela da frente/sala:
Muitos detalhes para descrever, observar e escolher o que mais chamou minha atenção. E agora é com vocês crianças!
Grandes descobertas sobre as formas geométricas!
A nossa bruxinha nos contou sobre as diversas formas que ela encontra pelo caminho ao realizar seus voos com sua vassoura. Ela nos mostrou algumas figuras geométricas.
E aí, a partir da observação através de sua janela, vou te fazer uma pergunta: - Você sabe que forma tem a sua janela? Redonda? Quadrada? Retangular? Ou é um triângulo?
Tarefa 02:
● Agora, pegue 1 folha e represente através de desenho como é a sua janela. Se fez através da porta, observe o formato dela desenhando-a. Guardar na sacola.
● Na folha deve conter: o nome da criança, a turma, professora e a data. E o título da proposta:
Que forma tem a minha janela?
● A família deverá escrever o nome desta figura geométrica, explicando para a criança.
Você sabia que somos rodeados por diferentes formas? Se observar são infinitas... e cada uma delas recebe um nome. Nós iremos neste momento conhecer as principais! São elas:
Mostrar que as formas geométricas estão presentes no ambiente onde vive e que fazem parte de seu cotidiano para que a criança possa relacionar e identificar através de suas observações, bem como fazendo comentários sobre essas relações observadas.
Tarefa 03:
● Assistir ao vídeo: “ Aprendendo as formas geométricas”.
● Segue o link. O vídeo também será enviado no grupo da turma.
https://www.youtube.com/watch?v=hsV7A6T0PJU
Orientações para a proposta:
Após assistir o vídeo, a criança deverá ter em mãos diferentes formas para pintar, recortar e colar montando seus desenhos de forma criativa. A família poderá fazer estas formas numa folha para a criança pintar e recortar ou fazer sua impressão. Podendo também, solicitar para a professora Taís e retirar na escola conforme combinar com ela.
Segue os exemplos para fazer ou imprimir:
IMPORTANTE: Fazer de vários tamanhos essas formas e quanto maior a quantidade, melhor para explorar no seu desenho!
● Na folha em que irá fazer a colagem deve conter: o nome da criança, a turma, professora e a data. E o título da proposta: Brincando com as formas geométricas!
Sugestões de montagem com as formas geométricas:
Registro:
● Tarefa 01: Enviar 1 foto do que aparece através da sua janela. Realizar o desenho conforme explicação nesta tarefa., guardando a folha na sacola.
● Tarefa 02: Enviar 1 foto do desenho que representa o formato da sua janela, seguindo as orientações. Após, guardar a folha na sacola.
● Tarefa 03: Enviar fotos ou 1 vídeo da criança pintando, recortando e montando seus desenhos com as formas. Quando estiver pronto, também enviar 1 foto das montagens. Após, guardar na sacola.
Dúvidas, entrar em contato com a professora Taís.
CURIOSIDADE:
Você sabia?
Tangram é um jogo chinês com sete peças, que podem formar diferentes figuras.
O Tangram é composto por 7 peças, sendo:
● 5 triângulos;
● 1 quadrado;
● 1 paralelogramo.
O Tangram é também conhecido como o jogo das 1000 peças. Com ele podemos criar muitas imagens diferentes, basta apenas utilizar a criatividade. São mais de 1000 imagens que podemos formar utilizando suas peças.
O Tangram é um jogo chinês com figuras geométricas planas. Com ele podemos montar várias figuras, como:
● Animais;
● Objetos;
● Plantas.
Objetivo:
EF: Ampliar a linguagem e o vocabulário, por meio da interação, criatividade e a interpretação.
CG- Explorar diferentes materiais a fim de desenvolver habilidades.
TS- Explorar as cores em diversas situações do cotidiano.
EF – Ampliar a linguagem e o vocabulário por meio da interação, desenvolvendo a imaginação, a criatividade, a compreensão e a interpretação.
EO – Comunicar e expressar sentimentos e ideias a pessoas e grupos diversos.