quinta-feira, 15 de abril de 2021

Propostas que aproximam: Pré 1 A, 22/04

 

ATRAVÉS DA JANELA...

O que podemos observar ao olhar pela janela de sua casa?

A bruxinha Bruxildes veio contar para vocês o que ela enxerga da janela da sua casa!

Vamos assistir esse vídeo bem legal que ela fez? E também a bruxinha trouxe uma informação bem legal para nossa proposta.

 


Orientações para a proposta:

Primeiramente, precisa ser um local seguro para esta observação, se caso a janela for nas alturas, esse momento deverá ser acompanhado de um adulto. Ao olhar, poderá ir fazendo questionamentos à criança sobre o que está observando para depois realizar a proposta. Neste momento, ela poderá ver algum detalhe o qual não nos chamará atenção, porém será a sua percepção por isso importante dedicar um tempinho e explorar esse olhar através da janela.

Mas será melhor pela porta, professora? Ótimo! Desde que consigam realizar essa observação e descrever o que está olhando e o que mais chamou a atenção.

Tarefa 01:

       Em 1 folha de oficio, desenhar, descrever, relatar o que observou através da sua janela. A criança fará sua produção artística e algum familiar irá escrever o relato dela sobre seu desenho. Após guardar na sacola.

       Na folha deve conter: o nome da criança, a turma, professora e a data. E o título da proposta:

Através da janela...

       Enviar uma foto para a professora Taís do que aparece através da sua janela.

 

Aqui está a paisagem através da minha janela da frente/sala:


 

Muitos detalhes para descrever, observar e escolher o que mais chamou minha atenção. E agora é com vocês crianças!

 

Grandes descobertas sobre as formas geométricas!

 

A nossa bruxinha nos contou sobre as diversas formas que ela encontra pelo caminho ao realizar seus voos com sua vassoura. Ela nos mostrou algumas figuras geométricas.

E aí, a partir da observação através de sua janela, vou te fazer uma pergunta: - Você sabe que forma tem a sua janela? Redonda? Quadrada? Retangular? Ou é um triângulo?

 

Tarefa 02:

       Agora, pegue 1 folha e represente através de desenho como é a sua janela. Se fez através da porta, observe o formato dela desenhando-a. Guardar na sacola.

       Na folha deve conter: o nome da criança, a turma, professora e a data. E o título da proposta:

Que forma tem a minha janela?

        A família deverá escrever o nome desta figura geométrica, explicando para a criança.

 

Você sabia que somos rodeados por diferentes formas? Se observar são infinitas... e cada uma delas recebe um nome. Nós iremos neste momento conhecer as principais! São elas:


Mostrar que as formas geométricas estão presentes no ambiente onde vive e que fazem parte de seu cotidiano para que a criança possa relacionar e identificar através de suas observações, bem como fazendo comentários sobre essas relações observadas.

 

Tarefa 03:

 

       Assistir ao vídeo: “ Aprendendo as formas geométricas”.

       Segue o link. O vídeo também será enviado no grupo da turma.

 

https://www.youtube.com/watch?v=hsV7A6T0PJU

 

 

 

Orientações para a proposta:

 

Após assistir o vídeo, a criança deverá ter em mãos diferentes formas para pintar, recortar e colar montando seus desenhos de forma criativa. A família poderá fazer estas formas numa folha para a criança pintar e recortar ou fazer sua impressão. Podendo também, solicitar para a professora Taís e retirar na escola conforme combinar com ela.

Segue os exemplos para fazer ou imprimir:

 

 

 

IMPORTANTE:  Fazer de vários tamanhos essas formas e quanto maior a quantidade, melhor para explorar no seu desenho!

       Na folha em que irá fazer a colagem deve conter: o nome da criança, a turma, professora e a data. E o título da proposta: Brincando com as formas geométricas!

 

Sugestões de montagem com as formas geométricas:

 

 

 

Registro:

 

       Tarefa 01:  Enviar 1 foto do que aparece através da sua janela. Realizar o desenho conforme explicação nesta tarefa., guardando a folha na sacola.

 

       Tarefa 02: Enviar 1 foto do desenho que representa o formato da sua janela, seguindo as orientações. Após, guardar a folha na sacola.

 

 

       Tarefa 03: Enviar fotos ou 1 vídeo da criança pintando, recortando e montando seus desenhos com as formas. Quando estiver pronto, também enviar 1 foto das montagens. Após, guardar na sacola.

 

Dúvidas, entrar em contato com a professora Taís.

 

 

CURIOSIDADE:

 

Você sabia?

Tangram é um jogo chinês com sete peças, que podem formar diferentes figuras.

 O Tangram é composto por 7 peças, sendo:

        triângulos;

        quadrado;

        paralelogramo.

O Tangram é também conhecido como o jogo das 1000 peças. Com ele podemos criar muitas imagens diferentes, basta apenas utilizar a criatividade. São mais de 1000 imagens que podemos formar utilizando suas peças.

O Tangram é um jogo chinês com figuras geométricas planas. Com ele podemos montar várias figuras, como:

        Animais;

        Objetos;

        Plantas.

 

Objetivo:

EF: Ampliar a linguagem e o vocabulário, por meio da interação, criatividade e a interpretação.

CG- Explorar diferentes materiais a fim de desenvolver habilidades.

TS- Explorar as cores em diversas situações do cotidiano.

EF – Ampliar a linguagem e o vocabulário por meio da interação, desenvolvendo a imaginação, a criatividade, a compreensão e a interpretação.

EO – Comunicar e expressar sentimentos e ideias a pessoas e grupos diversos.