quinta-feira, 8 de abril de 2021

Propostas que aproximam: Pré 1 A (manhã), 15/04

 

Os jogos e brincadeiras são de extrema importância no processo de ensino e aprendizagem, proporcionando o desenvolvimento de diversas habilidades.

Sendo assim, percebemos que também através da musicalização podemos ampliar a nossa compreensão em relação aos números.

Esta brincadeira envolve o estímulo da percepção auditiva e visual, realizando a relação de número e quantidade.

Lembrando que os números estão presentes por todos os cantos, inclusive na proposta anterior envolvendo receita as crianças puderam perceber ao realizar a tarefa juntamente com vocês. Neste sentido, ressaltamos a importância destas propostas envolvendo os numerais e suas quantidades.

 

Tarefa 01:

Vamos contar os numerais?

Num primeiro momento, as crianças assistirão um vídeo sobre os numerais e suas respectivas quantidades. Para assistir, deverão ter em mãos alguns objetos para interagir. Como serão quantidades até 10. Pode-se usar prendedores de roupa, grãos, pedacinhos de papel...

Como será essa interação? Conforme o numeral aparecer a criança pegará a quantidade correspondente. Exemplo: número 1 no vídeo, pegará 1 prendedor. E assim por diante!

Importante que ela fale este número e sua contagem em voz alta. Registar em uma folha o número e fazer o desenho desta quantidade.

Segue o vídeo para esta tarefa!


Tarefa 02:

Quantas batidas?

 

Como faremos esta brincadeira?

1ª opção:

·         A família irá organizar um momento tranquilo pois envolve a concentração.

·         Separar 02 objetos (lata, panela, colher, pau, etc) que ao bater saia um som alto e de fácil compreensão para a criança poder observar quantas batidas teve.

·         Cantar a música e fazer as batidas conforme consta no vídeo 02 da professora Taís e reproduzir para a criança. 

·         1 folha e lápis ou canetinha para registrar o número e fazer um desenho sobre sua quantidade, até ouvir todas as batidas.

·         Música: “ feche os olhos, preste atenção: quantas batidas faz o coração? ”

·         Gravar este momento.

2ª opção:

·         A família irá organizar um momento tranquilo pois envolve a concentração.

·         A criança irá assistir ao vídeo da professora e ir realizando a proposta sem a necessidade de a família reproduzir. Apenas registrar este momento.

·         1 folha e lápis ou canetinha para registrar o número e fazer um desenho sobre sua quantidade, até ouvir todas as batidas.

·         Gravar este momento.

 

Segue o vídeo com a explicação e com a proposta para assistir e realizar esta tarefa!


Registro:

·         Registrar através de vídeo ou foto as duas tarefas enviando para o WhatsApp da professora Taís.

·         Folha com os numerais e o desenho de sua quantidade, da tarefa 01 e também da tarefa 02. Após, guardar na sacola. 

 

Objetivo:

ET- Estímulo da percepção auditiva e visual, realizando a relação número quantidade.

ET- Fazer correspondência termo a termo por meio do manuseio de objetos e materiais concretos.

ET- Vivenciar experiências com materiais não convencionais e diferentes suportes, favorecendo a expressividade pessoal com situações individuais e coletivas.