Os jogos e brincadeiras são de extrema importância no processo de ensino e aprendizagem, proporcionando o desenvolvimento de diversas habilidades.
Sendo assim, percebemos que também através da musicalização podemos ampliar a nossa compreensão em relação aos números.
Esta brincadeira envolve o estímulo da percepção auditiva e visual, realizando a relação de número e quantidade.
Lembrando que os números estão presentes por todos os cantos, inclusive na proposta anterior envolvendo receita as crianças puderam perceber ao realizar a tarefa juntamente com vocês. Neste sentido, ressaltamos a importância destas propostas envolvendo os numerais e suas quantidades.
Tarefa 01:
Vamos contar os numerais?
Num primeiro momento, as crianças assistirão um vídeo sobre os numerais e suas respectivas quantidades. Para assistir, deverão ter em mãos alguns objetos para interagir. Como serão quantidades até 10. Pode-se usar prendedores de roupa, grãos, pedacinhos de papel...
Como será essa interação? Conforme o numeral aparecer a criança pegará a quantidade correspondente. Exemplo: número 1 no vídeo, pegará 1 prendedor. E assim por diante!
Importante que ela fale este número e sua contagem em voz alta. Registar em uma folha o número e fazer o desenho desta quantidade.
Segue o vídeo para esta tarefa!
Tarefa 02:
Quantas batidas?
Como faremos esta brincadeira?
1ª opção:
· A família irá organizar um momento tranquilo pois envolve a concentração.
· Separar 02 objetos (lata, panela, colher, pau, etc) que ao bater saia um som alto e de fácil compreensão para a criança poder observar quantas batidas teve.
· Cantar a música e fazer as batidas conforme consta no vídeo 02 da professora Taís e reproduzir para a criança.
· 1 folha e lápis ou canetinha para registrar o número e fazer um desenho sobre sua quantidade, até ouvir todas as batidas.
· Música: “ feche os olhos, preste atenção: quantas batidas faz o coração? ”
· Gravar este momento.
2ª opção:
· A família irá organizar um momento tranquilo pois envolve a concentração.
· A criança irá assistir ao vídeo da professora e ir realizando a proposta sem a necessidade de a família reproduzir. Apenas registrar este momento.
· 1 folha e lápis ou canetinha para registrar o número e fazer um desenho sobre sua quantidade, até ouvir todas as batidas.
· Gravar este momento.
Segue o vídeo com a explicação e com a proposta para assistir e realizar esta tarefa!
Registro:
· Registrar através de vídeo ou foto as duas tarefas enviando para o WhatsApp da professora Taís.
· Folha com os numerais e o desenho de sua quantidade, da tarefa 01 e também da tarefa 02. Após, guardar na sacola.
Objetivo:
ET- Estímulo da percepção auditiva e visual, realizando a relação número quantidade.
ET- Fazer correspondência termo a termo por meio do manuseio de objetos e materiais concretos.
ET- Vivenciar experiências com materiais não convencionais e diferentes suportes, favorecendo a expressividade pessoal com situações individuais e coletivas.