Olá família!
- Visando estimular ainda a importância e reflexão da identidade de cada um, bem como, reconhecer-se, trabalharemos nesta semana sobre o cabelo. O que abordaremos nessa semana as características do cabelo: cor, tamanho e os tipos diferentes(crespo, liso, cacheado etc...).
- Vamos conversar com os pequenos sobre a importância de mantermos o cabelo sempre limpinho, que podemos as vezes pegar piolho e que é preciso muito cuidado pra nos livrar deles.
Cada um tem sua característica única de cabelo, devemos manter ele sempre limpo e podemos também fazer vários penteados.
- Que tal promover um dia especial, com diferentes penteados? Podemos fazer:
- Um penteado maluco.
- Um penteado quando o cabelo está cheio de shampoo
- Brincar de salão de beleza também uma brincadeira bem divertida de se fazer.
- Vamos fazer uma proposta sobre o piolho. Ele adora morar na cabeça das crianças. Vamos confeccionar um boneco com cabeleira de caixa (caixa de leite, caixa de sapato ou qualquer outra caixa pequena)
- Envelope a caixa com folha de oficio, em seguida de um lado da caixa desenhe um rosto com sorriso e no outro com rosto triste.
- Para o cabelo use lã, papel ou use algo de sua criatividade para representar o cabelo.
- Use como “piolhos” bolinhas de papel, bolinhas de massa de modelar, pedacinhos de folhas secas. Com o boneco virado com a carinha triste pro lado da criança peça pra que ela tire todos os piolhos da cabeça do boneco. Quando tiver com a cabeça toda limpinha mostre a carinha feliz do boneco para ele.
- Durante essa brincadeira coloque a música “rock do piolho” e em seguida se ainda estiverem disposição podem fazer uma dança bem divertida pra essa música.
Ao terminar pedimos que nos enviem um áudio, ou em forma de relato escrito/digitado como foi este momento, o que as crianças trouxeram, como eles se sentiram, e até mesmo como está sendo o envolvimento deles na proposta. Caso a família tenha possibilidade pode nos enviar um registro através de foto.
Objetivos:
(EI02EO02CB-05) Reconhecer o seu corpo, explorando sua própria imagem corporal, bem como os movimentos e sensações produzidas por ele.
(EI02CG01CB-05) Desenvolver a autonomia no cuidado de si, de seus pertences e na higiene pessoal.
EI02EO05CB-02) Envolver-se em diversos momentos de ações que estimulem o respeito ao próximo, reconhecendo a própria imagem, explorando as características individuais e coletivas.