Olá família!
Visando estimular ainda a importância e reflexão
da identidade de cada um, bem como, reconhecer-se, trabalharemos nesta semana
sobre as características físicas. Para tanto, traremos 1 música e uma história
sobre este assunto.
Como soubemos que cada um tem suas
características, exatamente o que estimularemos, traremos uma música (Somos
diferentes e isso está bem) que tem pouco tempo de duração, para aqueles que
são mais ativos e logo querem brincar, o que é muito legal também. E, uma
história narrada (Cada um com seu jeito, cada jeito é de um) muito bacana que
duram mais minutos, mas que, é super interessante e divertida. Se conseguirem
assistir as duas opções se torna ainda mais valiosa a experiência.
Assim como na música e na história, todos nós
temos características diferentes, tanto físicas, quanto emocionais, mas o mais
importante, é ressaltar sempre que, independente das características, cada um é
importante, do seu jeito de ser. Pensando assim, tudo fica bem e fácil de se
entender.
Vídeo 1:
https://www.youtube.com/watch?v=xJ1GaK8jRsw
Vídeo 2:
https://www.youtube.com/watch?v=mfuzKlZJkc0
Primeiramente vamos ofertar aos pequenos um
momento de assistir um dos vídeos, ou os dois, após em frente ao espelho a
ideia é dialogar com os pequenos, indagando e intermediando sobre as
características físicas deles, como sugestão, segue alguns pontos que poderão
ser observados:
-
Cor dos olhos
(perguntar primeiro onde estão os olhos, depois pedir para olhar no espelho e
ajudá-la a identificar a cor).
-
Cor do cabelo.
-
Tamanho da mão,
dos pés.
-
Observar a boca,
os dentes, a quantidade de dentes que os pequenos já têm.
-
Perguntar sobre a altura, mostrar a altura do
pai, da mãe, qual é mais alto, mais baixo, e depois pode-se medir a criança com
qualquer objeto ( taquara, trena, metro, riscando com lápis na parede, entre
outros).
-
Enfim, a ideia
que o diálogo vá sendo construído a partir das colocações trazidas por eles.
-
Ao terminar
pedimos que nos enviem um áudio, ou em forma de relato escrito/digitado como
foi este momento, o que as crianças trouxeram, como eles se sentiram, e até
mesmo como está sendo o envolvimento deles na proposta. Caso a família tenha
possibilidade pode nos enviar um registro através de foto.
Objetivo:
(EI01EO05CB-01) Conviver num ambiente seguro e
aconchegante, relacionando-se, conhecendo a si e ao outro e aprendendo com as
experiências que este espaço lhe proporciona.
(EI01EO01CB-02) Construir sua identidade
progressivamente a partir do meio em que vive e com as pessoas com quem
convive.
(EI01EF07CB-03) Vivenciar situações que promovam
o seu reconhecimento, fazendo uso de canções, filmagens e fotos.