quinta-feira, 15 de abril de 2021

Propostas que aproximam: Nível 3, 20/04

 

Olá família!

 

Visando estimular ainda a importância e reflexão da identidade de cada um, bem como, reconhecer-se, trabalharemos nesta semana sobre as características físicas. Para tanto, traremos 1 música e uma história sobre este assunto.

Como soubemos que cada um tem suas características, exatamente o que estimularemos, traremos uma música (Somos diferentes e isso está bem) que tem pouco tempo de duração, para aqueles que são mais ativos e logo querem brincar, o que é muito legal também. E, uma história narrada (Cada um com seu jeito, cada jeito é de um) muito bacana que duram mais minutos, mas que, é super interessante e divertida. Se conseguirem assistir as duas opções se torna ainda mais valiosa a experiência.

Assim como na música e na história, todos nós temos características diferentes, tanto físicas, quanto emocionais, mas o mais importante, é ressaltar sempre que, independente das características, cada um é importante, do seu jeito de ser. Pensando assim, tudo fica bem e fácil de se entender.

Vídeo 1:

https://www.youtube.com/watch?v=xJ1GaK8jRsw

Vídeo 2:

https://www.youtube.com/watch?v=mfuzKlZJkc0

Primeiramente vamos ofertar aos pequenos um momento de assistir um dos vídeos, ou os dois, após em frente ao espelho a ideia é dialogar com os pequenos, indagando e intermediando sobre as características físicas deles, como sugestão, segue alguns pontos que poderão ser observados:

-       Cor dos olhos (perguntar primeiro onde estão os olhos, depois pedir para olhar no espelho e ajudá-la a identificar a cor).

-       Cor do cabelo.

-       Tamanho da mão, dos pés.

-       Observar a boca, os dentes, a quantidade de dentes que os pequenos já têm.

-        Perguntar sobre a altura, mostrar a altura do pai, da mãe, qual é mais alto, mais baixo, e depois pode-se medir a criança com qualquer objeto ( taquara, trena, metro, riscando com lápis na parede, entre outros).

-       Enfim, a ideia que o diálogo vá sendo construído a partir das colocações trazidas por eles.

-       Ao terminar pedimos que nos enviem um áudio, ou em forma de relato escrito/digitado como foi este momento, o que as crianças trouxeram, como eles se sentiram, e até mesmo como está sendo o envolvimento deles na proposta. Caso a família tenha possibilidade pode nos enviar um registro através de foto.

 

 

Objetivo:

 

(EI01EO05CB-01) Conviver num ambiente seguro e aconchegante, relacionando-se, conhecendo a si e ao outro e aprendendo com as experiências que este espaço lhe proporciona.

 

(EI01EO01CB-02) Construir sua identidade progressivamente a partir do meio em que vive e com as pessoas com quem convive.

 

(EI01EF07CB-03) Vivenciar situações que promovam o seu reconhecimento, fazendo uso de canções, filmagens e fotos.