Quem não gosta de rasgar, amassar e embolar papel? É divertido, estimulante e tranquilizador. Na
escola, as crianças sempre amavam essa exploração, rasgando os mais diversos tipos de papéis.
Atividade essencial para estimular a coordenação motora fina utilizando materiais simples que temos
em casa.
Assista o vídeo e acompanhe a explicação. Boa atividade a todos!
COMO EXPLORAR?
Essas atividades podem ser realizadas sentados no chão, bem à vontade.
1º Momento: Disponha para a criança diversos tipos de papel que tenha em casa: Jornal, revistas,
panfletos, folha de ofício, etc. Vamos dar início com o movimento de rasgar. Vá mostrando a criança e
estimulando ela a realizar os movimentos, deixa ela fazer por si só, pois possui autonomia para isso.
Rasgue em diversas intensidades, rasgue forte, rasgue devagar, rasgue pedaços pequenos e pedaços
grandes, depois amasse e faça bolinhas de diversos tamanhos. Brinque de chuva de papel, coloque os
papéis em um saquinho ou caixa e jogue para cima, fazendo chover. As crianças irão adorar.
2º Momento: Jogo com as bolinhas de papel: Futebol de bolinhas! Colocar objetos para representar
duas goleiras, por exemplo, 2 caixinhas, copos ou potes. Lançar com o dedo as bolinhas de papel
tentando acertar dentro do alvo, fazendo gol! Divertido né?!
3º Momento: Disponha uma garrafa pet e peça para a criança colocar as bolinhas de papel que ela fez
dentro da garrafa. Se as bolinhas são muito grandes, é preciso deixá-las menores, como fazer isso?
Parece simples, não é mesmo? Mas é através dessa brincadeira que a criança desenvolve a
coordenação motora, o movimento de pinça, o raciocínio e descobre novas texturas e tamanhos.
4º Momento: Rasgadura e colagem
Como registro desta atividade de rasgadura, nós podemos realizar também uma colagem. O adulto
pode fazer o desenho de uma forma geométrica no papel e pedir para a criança colar os pedaços de
papel dentro ou fora do desenho. Bem como, se preferir, deixar a criança criar a sua arte espontânea
com a colagem e desenho livre.
Registro:
Queremos saber como foi este momento para a criança e a família, então nos contem através de
mensagem e fotos.
Objetivos segundo o Documento Orientador Municipal:
Expressar-se verbalmente com autonomia e confiança;
Vivenciar situações de brincar com materiais não estruturados e sucatas, participando de momentos
convidativos que possam despertar a curiosidade e a criatividade das crianças;
Desenvolver as potencialidades corporais com movimentos amplos e finos;
Desenvolver habilidades motoras, manuseando materiais diversos com variadas texturas, espessuras,
cores e formas;
Vivenciar movimentos manuais por meio de brincadeiras e ações com objetos diversos, como carregar,
segurar, amassar, rasgar, recortar, modelar, encaixar, empilhar, construir, equilibrar, lançar, pegar;
Expressar-se com liberdade e criatividade em produções livres e/ou direcionadas a partir de diferentes
propostas pedagógicas;
Explorar coleções de materiais diversos, naturais e não estruturados, desenvolvendo noções de
quantidade, destacando diferenças e semelhanças, observando as características do material
manipulado (tamanho, cor, forma);
Explorar e organizar progressivamente brinquedos e outros materiais, realizando classificações simples,
utilizando critérios: tamanho, forma, cor, peso e comprimento, percebendo semelhanças e diferenças
nos objetos;
Expressar-se verbalmente com autonomia e confiança;
Vivenciar situações de brincar com materiais não estruturados e sucatas, participando de momentos
convidativos que possam despertar a curiosidade e a criatividade das crianças;
Desenvolver as potencialidades corporais com movimentos amplos e finos;
Desenvolver habilidades motoras, manuseando materiais diversos com variadas texturas, espessuras,
cores e formas;
Vivenciar movimentos manuais por meio de brincadeiras e ações com objetos diversos, como carregar,
segurar, amassar, rasgar, recortar, modelar, encaixar, empilhar, construir, equilibrar, lançar, pegar;
Expressar-se com liberdade e criatividade em produções livres e/ou direcionadas a partir de diferentes
propostas pedagógicas;
Explorar coleções de materiais diversos, naturais e não estruturados, desenvolvendo noções de
quantidade, destacando diferenças e semelhanças, observando as características do material
manipulado (tamanho, cor, forma);
Explorar e organizar progressivamente brinquedos e outros materiais, realizando classificações simples,
utilizando critérios: tamanho, forma, cor, peso e comprimento, percebendo semelhanças e diferenças
nos objetos;