quinta-feira, 15 de abril de 2021

Propostas que aproximam: Pré 2, 23/04

 

Olá! Famílias queridas!

 

Continuamos nosso trabalho remoto, mais uma semana onde as atividades estarão sendo realizadas em casa pela criança juntamente com sua família. Momento muito importante, pois, as propostas são pensadas com muito carinho, onde as crianças tem a oportunidade fortalecer o vínculo com a escola e aprender brincando, de modo que o lar tem se tornado um importante ambiente educativo.

A temática para essa semana continua com o trabalho direcionado para a nossa casa, qual representa proteção, carinho e família, o local onde normalmente a criança se sente segura e protegida.

Pensando nesta perspectiva de proteção e acolhimento organizamos a proposta desta semana, que está direcionada para a escolha de um lugar ou espaço da casa onde seu filho (a) goste de estar, a criança deverá com sua ajuda escolher um lugar, um espaço da casa que mais gosta, depois do lugar estar escolhido é momento de organizá-lo,  montar um cantinho de leitura, podendo ser preparado de diferentes maneiras, como por exemplo: pegue uma coberta/lençol e almofadas coloque no chão para ficar aconchegante, ou monte uma pequena cabaninha, pode ser usado também lanterna para deixar o espaço mais atraente. Enfim, conforme os materiais e espaços que vocês possuírem.

Este local será utilizado de estimulo para a leitura, a família deverá se sentar junto a criança e realizar a leitura de histórias infantis, podendo também ofertar diferentes materiais para leitura como revistas, livros, jornais, gibis, encartes de lojas, para que a criança além de ouvir uma linda história perceba diferentes formas de textos e leituras.

A presença dos pais no momento da leitura é um grande incentivo para que a criança desenvolva esse hábito, além de aguçar a criatividade, as relações familiares se estreitam em momentos como este.

Famílias, na próxima semana continuaremos explorando esse espaço com novos desafios.

 

DICAS DA PROFE:

-Seu filho deve ajudar a montar o espaço.

- A diversidade de materiais enriquece ainda mais este momento, podendo ser livros com histórias infantis, revistas, jornais, livros diversos.

-Selecione primeiro o que usarão para a leitura, evitando possíveis problemas.

-Peça que seu filho reconte a história, comente o que gostou, o que mais chamou sua atenção, observe se ele reconta os fatos em ordem cronológica (ordem em que eles acontecem).

Retorno: O retorno da proposta deverá ser realizado através de fotos do cantinho da leitura com a criança explorando esse espaço, lendo e entrando em contato com diferentes materiais de leitura. Juntamente com as fotos os pais poderão descrever como foi esse momento, se a criança participou com entusiasmo, empolgação, se gostou do momento de leitura e exploração dos materiais.

Objetivos conforme Documento Orientador Municipal:

 Diferenciar os gêneros textuais como: contos, poemas, lendas, parlendas, trava línguas, notícias, narrativas, histórias em quadrinhos, cartas enigmáticas, incentivando a leitura mediada pelo professor e/ ou familiares.

 Interessar-se por livros, histórias e obras de autores locais, expondo seu pensamento, hipóteses e opiniões.

Recontar histórias, utilizando de diferentes recursos tecnológicos, respeitando a ordem cronológica dos fatos, reconhecendo cada personagem e a intencionalidade de suas ações.