Através da janela...
O
que podemos observar ao olhar pela janela de sua casa?
Vamos
observar, o que vemos pela nossa janela, se tem outras casas, prédios, árvores,
flores, empresas, ...
Lembrando
que precisa ser um local seguro para esta observação. Que seja um momento
acompanhado de um adulto. O adulto que estiver acompanhando deverá fazer
questionamentos sobre o que a criança está vendo através da janela.
Tarefa 01:
A partir da observação
através de sua janela, vou te fazer uma pergunta: O que você viu através da sua
janela, e você sabe que forma tem a sua janela? Redonda? Quadrada? Retangular?
Ou é um triângulo?
Represente através de desenho
como é a sua janela, qual a forma da sua janela e o que você viu através dela:
Iniciaremos grandes descobertas sobre as formas
geométricas!
Você sabia que somos rodeados
por diferentes formas? Se observar são infinitas... e cada uma delas recebe um
nome. Nós iremos neste momento conhecer as principais!
Tarefa 02: Assistir ao vídeo
https://drive.google.com/file/d/1D9gP6ZBlNNFHvu5whJoubE5lFKFXXhjQ/view?usp=sharing
Tarefa 03:
Agora que já conhecemos as
formas geométricas, vamos fazer novas descobertas, procure em sua casa objetos
em forma de círculo, em forma de quadrado, em forma de retângulo e em forma de
triângulo.
Tarefa 04:
Jogo
das formas geométricas:
Com
um giz ou carvão, desenhar no chão duas linhas, uma horizontal e outra
vertical, formando uma espécie de cruz (+), em cada espaço, desenhar uma das
formas geométricas, em um espaço desenhar o círculo, no outro o quadrado, no
outro o triângulo e no outro o retângulo. Aos comandos de um adulto a criança
irá pulando nas figuras, por exemplo se o adulto falar: círculo, a criança vai
pular no círculo, se o adulto falar: quadrado, a criança irá pular no quadrado.
Importante:
Com esta proposta visamos, através
do lúdico e da observação, desenvolver o conhecimento e a diferenciação das
formas geométricas.
Registro:
O registro será feito através de foto ou vídeo e enviado para a Profe Naira. Até o dia 28 de Abril.
Objetivos:
TS – Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura,
colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e
tridimensionais a partir da nossa cultura.
TS – Explorar e manipular as formas, criando novas
possibilidades de utilização das mesmas.
TO – Identificar e nomear figuras geométricas em seu cotidiano, estabelecendo diferenciações e semelhanças entre plano e sólido.