quinta-feira, 15 de abril de 2021

Propostas que aproximam: Nível 2, 19/04

 


Neste período de ensino remoto optamos em conjunto com a família explorar propostas pedagógicas que além de estimular o desenvolvimento dos bebês possa ser realizado com materiais de fácil acesso, presentes na rotina familiar, ampliando significativamente a possibilidade de experiências em casa, e nesta semana estaremos sugerindo uma atividade de percussão juntamente com uma atividade de aprimoramento da coordenação motora.

São elas:

            A primeira é a atividade com a música “O colherão e a colherinha” sendo essa de percussão utilizando duas colheres, uma grande e uma pequena, que podem ser customizadas para que chame mais a atenção do bebê.

A música:

“O colherão...

A Colherinha...

Se cumprimentam e batucam na cozinha

A colherinha e o colherão vivem batucando e cantando uma canção

O colherão e a colherinha caem na risada quando fazem uma gracinha.”

Link para visualizar a música no Youtube:

https://youtu.be/QGOMSBvs-fQ

            A segunda proposta de aprimoração da coordenação motora, é de encaixar objetos dentro de outro objeto, pode ser utilizado uma garrafa pet e gravetos, para encaixar os gravetos dentro da garrafa, pode-se ainda substituir os gravetos por colherinhas e se não tiver a garrafa pet pode ser utilizado algum outro recipiente que não tenha um bocal muito grande.

            Exemplo:

Atividade com palitos de picolé para trabalhar a coordenação mão-olho 

 Registro:

Para registrar esse momento, pedimos que nos relatem como o bebê interagiu com a proposta, quais as reações do bebê ao ouvir os sons produzidos, como se saiu na atividade de encaixar os objetos e também como foi essa experiência para a família. Se a família quiser registrar com foto/vídeo para complementar o relato ficaremos contentes.

Objetivos:

(EI01TS03CB-01) Desenvolver a percepção auditiva, visual e tática, através de atividades que proporcionem o envolvimento em diversas formas de expressão.

(EI01TS03CB-02) Experienciar a exploração de diferentes instrumentos musicais e objetos sonoros durante as brincadeiras cantadas.

(EI01TS03CB-03) Vivenciar momentos de experiências sonoras significativas que favoreçam a aprendizagem.

(EI01CG05CB-01) Enriquecer o conhecimento de materiais distintos e suas possiblidades de uso, ampliando sua coordenação motora.

(EI01CG05CB-02) Manipular pequenos objetos com coordenação, ampliando os movimentos de preensão, encaixe e lançamento.