Receita em família!
Quando nos reunimos em família sempre tem aquela receita que faz sucesso. Hoje não podemos nos juntar devido ao Covid-19, mas em suas memórias quem lembra?
Antigamente era comum nas casas ter um caderno, livro ou recortes de receitas ou escritas em pedaços de papel guardadas em uma gaveta na cozinha. Quem já ouviu dizer: Ah essa eu aprendi com minha mãe! Ou com a vó, a tia... como é bom relembrar estes momentos não é mesmo?
Pensando nisso, surgiu a ideia de fazermos uma receita de família. E que cada família possa compartilhar a sua receita de sucesso e proporcionar momentos de alegria, interação e aprendizagem com nossos pequenos.
● Não necessita ser uma receita muito elaborada. Pode ser um suco, uma salada, uma sobremesa, um bolo... Aquilo que todos gostam quando é servido.
● Conforme expliquei no vídeo, preparem este momento! Importante conversar com a criança sobre qual será a receita, os ingredientes, o passo a passo e ir questionando com ela as quantidades. Que seja um momento de tranquilidade e seguro.
Registro:
● Registrar este momento da elaboração da receita através de foto e vídeo e enviar para a Profe Naira
● Em 1 folha, a criança fará a representação da receita através de desenho, demonstrando seu entendimento dos ingredientes e quantidades, bem como o resultado depois de pronta a sua receita.
● A criança poderá enviar um áudio ou vídeo para a professora contando sobre essa experiência na cozinha, relatando como foi este momento.
Dúvidas, entrar em contato!
Importante:
Ao contar sobre esta receita a criança argumenta e relata oralmente com sequência temporal expressando suas ideias, sentimentos e conclusões sobre o assunto. E assim, ela vai desenvolvendo e ampliando a sua oralidade.
Com esta proposta da receita a criança vai compreendendo as diferentes formas de representação da escrita, da linguagem e dos numerais.
A criança deverá participar ativamente desta culinária, com segurança, mas que ela possa entender a aprender a receita.
Se for uma receita de família, conte a ela sua história! Aproveitem ao máximo este momento juntos e de aprendizagem.
Que memórias de infância deixaremos para nossas crianças? Pense nisso
Objetivo:
EO- Ampliar as relações interpessoais através de diferentes vivências e experiências que promovam a participação e cooperação entre os pares e coletivos.
EI – Ampliar a linguagem e o vocabulário por meio da interação, desenvolvendo a imaginação, a criatividade, a compreensão e a interpretação.
EI – Problematizar a relação entre imagem, símbolos e escrita, levantando hipóteses.
ET- Estímulo da percepção auditiva e visual, realizando a relação número quantidade.
ET- Fazer correspondência termo a termo por meio do manuseio de objetos e materiais concretos.
Recadinho da profe: