quinta-feira, 8 de abril de 2021

Propostas que aproximam: Nível 2, 12/04

 

Neste período de ensino remoto optamos em conjunto com a família explorar propostas pedagógicas que além de estimular o desenvolvimento dos bebês possa ser realizado com materiais de fácil acesso, presentes na rotina familiar, ampliando significativamente a possibilidade de experiências em casa, e nesta semana estaremos sugerindo uma atividade de percussão criando instrumentos com potes, garrafa pet, pedras, latas ou algum outro objeto que possa virar um instrumento.

A seguir daremos exemplos de alguns que podem ser construídos:

·         Tambor com lata:

Ele pode ser confeccionado colocando um balão na parte superior que amplifica o barulho, ou se preferir deixar a tampa que vem na lata também terá um resultado bem semelhante.

A baqueta pode ser feita com algum pedaço de madeira com tecido enrolado em uma das extremidades.

 


·         Tambor com potes de cozinha:

Os tambores também podem ser feitos com os potes de cozinha disponibilizados com o fundo para cima e a criança pode utilizar uma baqueta (sugerida no exemplo anterior) ou uma colher para produzir os sons.

·         Chocalhos com pet:

Os chocalhos podem ser produzidos de diversas maneiras, com garrafa pet cortada e tampinhas dentro para produzir barulho, mas pode ser feito também com a pet inteira e pedrinhas dentro ou ainda como na segunda foto abaixo em um pedaço de pet e tampinhas penduradas. Mas lembrando que pode ser criados diversas outras formas conforme a disponibilidade de materiais em casa.




*Para realizar a atividade pode ser colocado uma música que a criança goste, ou até mesmo ir cantando enquanto a atividade é realizada.

 

Registro:

Para registrar esse momento pedimos que nos relatem como o bebê interagiu com a proposta, quais as reações do bebê ao ouvir os sons produzidos e como foi essa experiência para a família. Se a família quiser registrar com foto/vídeo para complementar o relato ficaremos contentes.

Objetivos:

(EI01TS03CB-01) Desenvolver a percepção auditiva, visual e tática, através de atividades que proporcionem o envolvimento em diversas formas de expressão.

(EI01TS03CB-02) Experienciar a exploração de diferentes instrumentos musicais e objetos sonoros durante as brincadeiras cantadas.

(EI01TS03CB-03) Vivenciar momentos de experiências sonoras significativas que favoreçam a aprendizagem.