sexta-feira, 14 de maio de 2021

Propostas para o ensino remoto: Nível 2, 17/05

  As propostas postadas semanalmente, a partir do dia 03/05, em nosso blog são especificamente para as crianças as quais as famílias optaram neste momento pelo ensino remoto. As crianças que estiverem frequentando a escola de forma presencial não precisam realizar as propostas em casa.



Neste momento é importante que nossas crianças se sintam acolhidas, para que também possam demonstrar seus sentimentos e experiências, para tanto é preciso estimular sua autonomia, enfatizando aquilo que eles já sabem fazer e incentivando novas possibilidades, como se alimentar sozinho, mesmo que no início com auxílio, mas permitindo, que eles mesmo se lambuzando façam suas tentativas . Assista com o bebê a historinha, ”Já sou grande! Olha o que sei fazer,(Maria Carluccio/ Tradução de Silvana Salerno). https://youtu.be/WW--tZ5-78Yão

Depois de ouvirem juntos a História ,converse sobre as coisas que seu filho já faz:

Exemplo: Falando sempre o nome da criança, demonstre alegria dizendo, (nome do bebê), já sabe caminhar, já fala mamãe, papai, guarda os brinquedos, dorme na caminha…

Depois aos poucos procure estimular a autonomia dele, deixando que se alimente sozinho, que pegue seus brinquedos e depois os guarde, demonstrando como é feito pela família e que ele também consegue fazer. É muito importante que quando a família estiver fazendo algo, mostre a criança, olhar como a mamãe faz, olha só vamos fazer também…


Registro:

Para registrar esse momento, pedimos que relatem como é o dia a dia do bebê, o que ele já faz sozinho, ou esta tentando com auxílio, como a família costuma estimulá-lo e como é a reação dele quando estimulado. Se ele gosta ou se irrita às vezes. Se a família quiser registrar com foto/vídeo para complementar o relato ficaremos contentes.


Objetivos:

(EI01EF02CB-03) Vivenciar atividades que envolvam diferentes linguagens, tais como: musical, corporal, artística, declamações e conto.

(EI01EO03CB-01) Comunicar-se com o outro, imitando gestos, palavras e ações.