As propostas postadas semanalmente, a partir do dia 03/05, em nosso blog são especificamente para as crianças as quais as famílias optaram neste momento pelo ensino remoto. As crianças que estiverem frequentando a escola de forma presencial não precisam realizar as propostas em casa.
Nesta semana teremos o mesmo planejamento da semana anterior pois além da proposta para brincar de cabana, as famílias deverão escolher alguma das brincadeiras envolvendo o cronograma da semana do brincar realizada com nossa turma do PRÉ 1ª. Este cronograma está logo abaixo com as devidas explicações.
Vamos brincar de Cabana?
Quem nunca montou dentro ou fora de casa uma cabaninha? Quão divertido era pegar os lençóis, cobertas ou colchas para cobrir as cadeiras, ou então pendurar entre árvores. Já montaram uma debaixo da mesa da cozinha?
A cabana é uma brincadeira improvisada em que as crianças têm a chance de criar, inventar e deixar a imaginação fluir. Podem usar tecidos, objetos que tenham em casa e brincar à vontade.
Vamos lá! Tragam seus brinquedos e venham para sua “nova casa”.
Registro:
• A tarefa dessa semana será montar uma cabana, registrar com fotos ou vídeo, contando como foi a experiência. Podendo fazer um vídeo ou escrever este relato da criança.
• Escolher 1 ou mais propostas do cronograma da semana do brincar de nossa turma e enviando foto ou vídeo.
Nos próximos dias daremos ênfase ao tema da Semana Municipal do Brincar de Campo Bom que neste ano terá como tema “Casinhas das Infâncias”. Neste, sentido nossa turma presencial participará de diversas propostas envolvendo este tema. E as crianças que estão em ensino remoto participarão escolhendo 1 ou mais propostas para realizar em casa.
A seguir, nosso cronograma da semana:
24/05 segunda-feira:
• Fogueira com roda de conversa com hora do conto (livro a escolher).
• Explicar sobre o fogo: cuidados e perigos.
Fogueira, uma construção coletiva! Fazer uma fogueira junto com as crianças coletando folhas secas, gravetos e mostrando para saber diferenciar quando está úmido e quando está seco. Também organizar os itens na estrutura da fogueira (tijolos).
• Pintando com giz de cera derretido na chama da vela.
É necessário giz de cera de várias cores, vela, fósforo e folha de desenho.
Iniciamos acendendo a vela e esquentando um pouco o giz de cera no fogo, ao derreter as crianças desenham sobre a folha livremente.
25/05 terça-feira:
• Sabores com olhos vendados. (Sal, açúcar, vinagre, limão, mel,etc)
• Caminhos de sensações, descalços. (Pedras, grãos, algodão, tecidos, cordões, etc)
26/05 quarta-feira:
• Ofertar objetos, elementos da natureza, areia, água e montar sua casinha observar e relatar essas conversações imaginárias entre as crianças.
27/05 quinta-feira:
• Fazer várias cabanas distribuídas pelo pátio ou sala, anfiteatro dispondo diferentes jogos formado um circuito.
28/05 sexta-feira:
• Incentivar as crianças a montarem seu acampamento em casa com a família e registrar este momento.
• Na sala escolher um tema com eles e montar esse cenário dentro ou fora da sala. Definir antes para caso precisem vir com roupa específica (tipo praia, campo) e trazer acessórios.
Dúvidas, entrem em contato!
Objetivos:
EO – Agir de forma independente com confiança e autonomia, de acordo com suas capacidades.
CG- Vivenciar situações de brincadeiras ou teatro, desenvolvendo suas características corporais, seus interesses, sensações e emoções.