As propostas postadas semanalmente, a partir do dia 03/05, em nosso blog são especificamente para as crianças as quais as famílias optaram neste momento pelo ensino remoto. As crianças que estiverem frequentando a escola de forma presencial não precisam realizar as propostas em casa.
Queridas Famílias!
Mais uma semana que continuamos com nossas propostas remotas para as
famílias que optaram por essa modalidade de ensino. Esperamos que estejam todos
bem e se cuidando.
Para essa semana continuaremos explorando a história apresentada na
semana passada “Bicho Escondido (Pedro Bandeira e Moacir Rodrigues) nessa
história vimos que “Tonho Sabujo” um cachorro farejador e muito esperto estava
brincando de esconde-esconde com seus amigos animais, para iniciar a
brincadeira ele precisava contar até 20, como não sabia contou primeiro os
dedos das mãos e depois os dedos dos pés somando assim 20, assim como “Tonho
Sabujo” estava aprendendo a contar estremos incentivando nossos pequenos a
contarem e a reconhecerem os numerais. Abaixo segue algumas propostas para as
crianças aprenderem brincando:
ü Contagem oral: Fazer a contagem oral (contar até 20) utilizando
os dedos das mãos e mais os dedos do pé assim como fez nosso amigo “Tonho
Sabujo”.
ü Pular corda: Pular corda e contar quantas vezes
consegue pular, caso não consiga ir treinando até conseguir.
ü Números e suas quantidades: Utilizando papelão, folhas ou qualquer
outro material disponível em casa confeccionar com a criança círculos contendo
os números de 1 a 10, onde as crianças deverão completar as quantidades com
prendedores. Segue o modelo abaixo como exemplo:
ü Caminhar sobre a corda: Utilizando uma corda, fita crepe ou
giz branco de quadro marcar (escrever) os números de 1 a 10 no chão e pedir que
a criança caminhar sobre os números. Segue abaixo a foto com o exemplo.
Registro: A atividade deverá ser registrada por meio de fotografias e relatos
escritos ou áudios contando como foi realizar a atividade.
Objetivos (conforme o documento
orientador curricular municipal):
(EI 03EO01CB-01) Agir de modo independente com
confiança e autonomia, de acordo com suas capacidades.
(EI03EO03CB-01)
Mostrar-se confiante na construção de suas habilidades, valorizando suas conquistas
e aceitando suas limitações;
(EI03CG03CB-02) Desenvolver
habilidades motoras, por meio de atividades lúdicas e significativas, através
de brincadeiras.
(EI03ET07CB-02)
Construir através do lúdico a contagem oral, relacionando quantidades em situações
contextualizadas no ambiente escolar.
(EI03ET07CB-01)
Relacionar os números e suas respectivas quantidades, identificando antecessor
e sucessor dentro de uma sequência de forma oral, visual e concreta.