sexta-feira, 7 de maio de 2021

Propostas para o ensino remoto: Pré 2 A (manhã), 20/05

  As propostas postadas semanalmente, a partir do dia 03/05, em nosso blog são especificamente para as crianças as quais as famílias optaram neste momento pelo ensino remoto. As crianças que estiverem frequentando a escola de forma presencial não precisam realizar as propostas em casa.


Queridas Famílias!

Mais uma semana que continuamos com nossas propostas remotas para as famílias que optaram por essa modalidade de ensino. Esperamos que estejam todos bem e se cuidando.

Para essa semana continuaremos explorando a história apresentada na semana passada “Bicho Escondido (Pedro Bandeira e Moacir Rodrigues) nessa história vimos que “Tonho Sabujo” um cachorro farejador e muito esperto estava brincando de esconde-esconde com seus amigos animais, para iniciar a brincadeira ele precisava contar até 20, como não sabia contou primeiro os dedos das mãos e depois os dedos dos pés somando assim 20, assim como “Tonho Sabujo” estava aprendendo a contar estremos incentivando nossos pequenos a contarem e a reconhecerem os numerais. Abaixo segue algumas propostas para as crianças aprenderem brincando:

ü  Contagem oral: Fazer a contagem oral (contar até 20) utilizando os dedos das mãos e mais os dedos do pé assim como fez nosso amigo “Tonho Sabujo”.

ü  Pular corda: Pular corda e contar quantas vezes consegue pular, caso não consiga ir treinando até conseguir.

ü  Números e suas quantidades: Utilizando papelão, folhas ou qualquer outro material disponível em casa confeccionar com a criança círculos contendo os números de 1 a 10, onde as crianças deverão completar as quantidades com prendedores. Segue o modelo abaixo como exemplo:


ü  Caminhar sobre a corda: Utilizando uma corda, fita crepe ou giz branco de quadro marcar (escrever) os números de 1 a 10 no chão e pedir que a criança caminhar sobre os números. Segue abaixo a foto com o exemplo.



Registro: A atividade deverá ser registrada por meio de fotografias e relatos escritos ou áudios contando como foi realizar a atividade.

Objetivos (conforme o documento orientador curricular municipal):

 (EI 03EO01CB-01) Agir de modo independente com confiança e autonomia, de acordo com suas capacidades.

(EI03EO03CB-01) Mostrar-se confiante na construção de suas habilidades, valorizando suas conquistas e aceitando suas limitações;

(EI03CG03CB-02) Desenvolver habilidades motoras, por meio de atividades lúdicas e significativas, através de brincadeiras.

(EI03ET07CB-02) Construir através do lúdico a contagem oral, relacionando quantidades em situações contextualizadas no ambiente escolar.

(EI03ET07CB-01) Relacionar os números e suas respectivas quantidades, identificando antecessor e sucessor dentro de uma sequência de forma oral, visual e concreta.