sexta-feira, 21 de maio de 2021

Propostas para o ensino remoto: Nível 3, 24/05

   As propostas postadas semanalmente, a partir do dia 03/05, em nosso blog são especificamente para as crianças as quais as famílias optaram neste momento pelo ensino remoto. As crianças que estiverem frequentando a escola de forma presencial não precisam realizar as propostas em casa.


Olá família!


Esta semana é muito especial, pois estamos na semana do brincar que tem a temática “casinhas das infâncias”. É natural na infância, imaginar novos mundos e criar beleza com o brincar, arrumar, enfeitar, colorir. Entende-se como essencial fortalecer esse brincar infantil, especialmente a atividade lúdica que expressa as necessidades de proteção e acolhimento das crianças. Um exemplo desse tipo de brincadeira é o faz de conta das casinhas da infância – a cabana de lençol, a casa na árvore, as histórias contadas – enfim, tudo o que pode acontecer nos diversos espaços em que as crianças se sentem livres para brincar.

Valorizar a casinha, a casa e as tradições do brincar em família, das brincadeiras, cantigas e jogos lúdicos passados de geração em geração. Entendemos as manifestações lúdicas do universo cultural das infâncias brasileiras como formas de cuidado e convivência, que podem curar e fortalecer a alma nesse momento de pandemia e turbulências.

Vamos aproveitar esses momentos e brincar e interagir com os pequenos de maneira que eles sintam se acolhidos, protegidos e amados, e também aprendendo muita coisa legal

Dentro desta proposta teremos uma sugestão de vivência por dia, da mesma forma que vamos realizá-las na escola gostaríamos que em casa excepcionalmente esta semana pudessem destinar um tempo diário para um momento brincante.
Primeiramente construir uma cabana em casa, podendo ser de lençol, toalha, coberta, o que tiverem disponível (se possível manter o espaço durante a semana):
Proposta para os dias:
Segunda-feira:
- Vamos criar uma pipa? https://www.youtube.com/watch?v=R2Pg9ylMRsc  link de sugestão de construção. Explorar a pipa conforme disponibilidade da família, no pátio, algum espaço externo ou dentro de casa.

Terça-feira
- Piquenique dentro da cabana, escolhendo algum alimento que a família tenha disponível e goste de compartilhar. Conversar sobre os gostos trazidos pelo mesmo, se é doce, salgado, sua textura, seu tamanho, forma, cor.

Quarta-feira
- Contar uma história dentro da cabana, podendo ser um livro que a família goste, ou uma narrativa oral, incentivando os pequenos a contribuírem nesta contação, narrando fatos, identificando e caracterizando personagens.

Quinta-feira
- Brincar na cabana com peças de encaixe, legos, blocos, o que a família tiver disponibilidade, caso não haja brinquedos semelhantes poderão ser exploradas caixinhas de embalagens, empilhando, enfileirando, construindo.

Sexta-feira
-Reunidos na cabana conversar em família sobre onde gostariam de brincar após a pandemia, quais lugares estão fazendo falta neste período.

- Registrar através de fotos, vídeo ou relatos os momentos que os pequenos tiveram envolvidos com as propostas.
Aguardamos os retornos pelo whats da professora.

Objetivos:

(EI02EO03CB-04) Expressar-se através do brincar simbólico, em pequenos e grandes grupos, expandindo seu mundo e ampliando seus conhecimentos.
(EI02EO05CB-06) Permitir, através do brincar a representação simbólica, respeitando diferenças, promovendo interações, conversas e relatos.
(EI02EO04CB-02) Utilizar-se de momentos lúdicos, de exploração corporal e de faz de conta para desenvolver habilidades relacionadas a sua linguagem e expressão de seus desejos, necessidades e inquietudes.
(EI02EO04CB-03) Desenvolver a linguagem, explorando as várias demandas da rotina, apontando relatos e experiências, valorizando e desenvolvendo a linguagem e o estímulo do faz de conta.