As propostas postadas semanalmente, a partir do dia 03/05, em nosso blog são especificamente para as crianças as quais as famílias optaram neste momento pelo ensino remoto. As crianças que estiverem frequentando a escola de forma presencial não precisam realizar as propostas em casa.
Essa semana iremos dar continuidade às atividades acerca da hora do conto: "Tatu-balão''. Iremos conhecer algumas obras de arte do artista Cândido Portinari- “As Pipas”.
Primeiro, vamos conhecer um pouco sobre o artista:
Portinari é considerado um dos mais importantes pintores brasileiros de todos os tempos, sendo o pintor brasileiro a alcançar maior projeção internacional. O artista nasceu em São Paulo em 1903, e começou a demonstrar o gosto e talento pela pintura desde criança. Aos 20 anos já se tornou conhecido no país, e hoje suas obras de arte são apreciadas no mundo todo.
Vamos observar algumas de suas obras: As Pipas, por Cândido Portinari.
Em seguida: Conversar sobre as obras e o que elas mostram, questionar se a criança já brincou com pipas em casa com sua família. Envolver a conversação comparando com a hora do conto já ouvida do
Tatu-balão.
Registro: Convide a criança a criar a sua releitura da obra de arte “As Pipas”, utilizando tintas e folha A3. Para isso, prepare os materiais em um ambiente convidativo e confortável para criança, incentivando-a a fazer a sua arte, utilizando sua criatividade e imaginação. Essa obra da criança será exposta na nossa escola juntamente com a dos colegas, por isso, pedimos que traga a pintura para a escola.
Desafio para a família:
Confeccione em família a sua pipa, utilizando os materiais que possuírem em casa. Existem diversos
tipos de pipas, e para ajudar, segue aqui embaixo alguns vídeos com exemplos fáceis de fazer. Feito ela, só diversão em família!
Pipa do pássaro:
https://www.youtube.com/watch?v=KvznZUeIEUo&t=0s
Pipa com saco de pão:
https://www.youtube.com/watch?v=c9K0GHsusEQ&t=2s
Objetivos dessa proposta:
Conhecer e apreciar obras de artes de artistas brasileiros;
Expressar-se verbalmente com autonomia e confiança.
Compreender e estruturar frases simples.
Desenvolver a oralidade em diversas situações cotidianas, a fim de formular perguntas e expor respostas.
Incentivar a criança a explorar a história de diferentes maneiras e suportes, formulando perguntas e expondo
suas hipóteses.
Vivenciar situações de brincar com materiais não estruturados e sucatas, participando de momentos convidativos
que possam despertar a curiosidade e a criatividade das crianças.
Desenvolver as potencialidades corporais com movimentos amplos e finos.
Progredir em suas habilidades motoras, desenvolvendo noções como em frente, atrás, no alto e embaixo.
Desenvolver as capacidades motoras como deslocamento, postura, lateralidade, noções de espaço, por meio de
propostas lúdicas e significativas, adaptando o grau de dificuldade, respeitando a individualidade de cada um.
Manipular objetos e brinquedos de materiais diversos, explorando suas características físicas e possibilidades:
produzir sons, apertar, encher, esvaziar, empilhar, afundar, flutuar, soprar, montar, lançar, jogar…
Observar o fenômeno natural “Vento” a partir de momentos que contemplem vivências e contato com a natureza.