sexta-feira, 21 de maio de 2021

Propostas para o ensino remoto: Nível 4, 24/05

   As propostas postadas semanalmente, a partir do dia 03/05, em nosso blog são especificamente para as crianças as quais as famílias optaram neste momento pelo ensino remoto. As crianças que estiverem frequentando a escola de forma presencial não precisam realizar as propostas em casa.


Essa semana iremos dar continuidade às atividades acerca da hora do conto: "Tatu-balão''. Iremos conhecer algumas obras de arte do artista Cândido Portinari- “As Pipas”.

Primeiro, vamos conhecer um pouco sobre o artista:

Portinari é considerado um dos mais importantes pintores brasileiros de todos os tempos, sendo o pintor brasileiro a alcançar maior projeção internacional. O artista nasceu em São Paulo em 1903, e começou a demonstrar o gosto e talento pela pintura desde criança. Aos 20 anos já se tornou conhecido no país, e hoje suas obras de arte são apreciadas no mundo todo.

Vamos observar algumas de suas obras: As Pipas, por Cândido Portinari.









Em seguida: Conversar sobre as obras e o que elas mostram, questionar se a criança já brincou com pipas em casa com sua família. Envolver a conversação comparando com a hora do conto já ouvida do
Tatu-balão.

Registro: Convide a criança a criar a sua releitura da obra de arte “As Pipas”, utilizando tintas e folha A3. Para isso, prepare os materiais em um ambiente convidativo e confortável para criança, incentivando-a a fazer a sua arte, utilizando sua criatividade e imaginação. Essa obra da criança será exposta na nossa escola juntamente com a dos colegas, por isso, pedimos que traga a pintura para a escola.

Desafio para a família:
Confeccione em família a sua pipa, utilizando os materiais que possuírem em casa. Existem diversos
 tipos de pipas, e para ajudar, segue aqui embaixo alguns vídeos com exemplos fáceis de fazer. Feito ela, só diversão em família!
Pipa do pássaro:
https://www.youtube.com/watch?v=KvznZUeIEUo&t=0s
Pipa com saco de pão:
https://www.youtube.com/watch?v=c9K0GHsusEQ&t=2s

Objetivos dessa proposta: 
Conhecer e apreciar obras de artes de artistas brasileiros;
 Expressar-se verbalmente com autonomia e confiança. Compreender e estruturar frases simples. 
Desenvolver a oralidade em diversas situações cotidianas, a fim de formular perguntas e expor respostas.
 Incentivar a criança a explorar a história de diferentes maneiras e suportes, formulando perguntas e expondo suas hipóteses. 
Vivenciar situações de brincar com materiais não estruturados e sucatas, participando de momentos convidativos que possam despertar a curiosidade e a criatividade das crianças. 
Desenvolver as potencialidades corporais com movimentos amplos e finos. 
Progredir em suas habilidades motoras, desenvolvendo noções como em frente, atrás, no alto e embaixo. 
Desenvolver as capacidades motoras como deslocamento, postura, lateralidade, noções de espaço, por meio de propostas lúdicas e significativas, adaptando o grau de dificuldade, respeitando a individualidade de cada um. 
Manipular objetos e brinquedos de materiais diversos, explorando suas características físicas e possibilidades: produzir sons, apertar, encher, esvaziar, empilhar, afundar, flutuar, soprar, montar, lançar, jogar… 
Observar o fenômeno natural “Vento” a partir de momentos que contemplem vivências e contato com a natureza.