As propostas postadas semanalmente, a partir do dia 03/05, em nosso blog são especificamente para as crianças as quais as famílias optaram neste momento pelo ensino remoto. As crianças que estiverem frequentando a escola de forma presencial não precisam realizar as propostas em casa.
As crianças lidam diariamente com muitas emoções. A necessidade de
saber identificar, reconhecer, entender e comunicar as emoções é bastante
destacada no trabalho com as competências socioemocionais e tais
habilidades são muito importantes para o processo de desenvolvimento saudável e
integral das crianças.
Em continuidade a temática que estamos
abordando correlacionado a explicação acima vamos falar um pouco sobre as
emoções, abordando o autoconhecimento e relacionando de forma oral aos sentimentos.
-Primeiramente em um espaço tranquilo,
organizado para a realização da vivência, assistir o vídeo abaixo que contém uma
história:
https://www.youtube.com/watch?v=JOfYZ5gsdIw
-Após a história conversar com os
pequenos sobre os sentimentos e ir aos poucos indagando os sentimentos que a
história apresenta e quais situações eles identificam e/ou nomeiam no
cotidiano.
-Então, na frente de um espelho, com
ajuda de um adulto, brincar de fazer expressões faciais, relacionando-as a
sentimentos. Por exemplo, cara de feliz, cara de triste, cara de bravo, e assim
por diante.
- Encerrando
a proposta semanal compartilhamos uma música que além de muito divertida traz
inúmeras expressões que poderão ser abordadas pela família, e como desafio é
todos dançarem tentando realiza-las.
https://www.youtube.com/watch?v=DVvJ2OrJuLE
-Como sugestão, no decorrer dos dias, quando surgirem
momentos cotidianos onde alguns sentimentos apareçam de forma mais evidente, retomar
oralmente com a criança a construção realizada, incentivando aos poucos a
identificar e verbalizar seus sentimentos.
Registro:
Como registro desta proposta gostaríamos que
enviassem um relato de como a criança se expressa no cotidiano e um vídeo/foto
do momento da música ou da história, que foi mais significativo para os
pequenos.
Objetivos:
(EI01EO04CB-02) Utilizar de
linguagens variadas para expressar necessidades, desejos e sentimentos através
de gestos, balbucios, choros.
(EI01CG03CB-04) Acompanhar a
narrativa de histórias, fazendo expressões e gestos para acompanhar as ações de
histórias diversas contadas pelo adulto.
(EI01EF04CB-02) Relacionar as
ilustrações dos livros com suas vivências, trazendo assim algum significado a
elas.
(EI01EF06CB-01) Realizar
diferentes expressões faciais, dando significado a elas.