terça-feira, 11 de maio de 2021

Propostas para o ensino remoto: Nível 3, 11/05

  As propostas postadas semanalmente, a partir do dia 03/05, em nosso blog são especificamente para as crianças as quais as famílias optaram neste momento pelo ensino remoto. As crianças que estiverem frequentando a escola de forma presencial não precisam realizar as propostas em casa.


As crianças lidam diariamente com muitas emoções. A necessidade de saber identificar, reconhecer, entender e comunicar as emoções é bastante destacada no trabalho com as competências socioemocionais e tais habilidades são muito importantes para o processo de desenvolvimento saudável e integral das crianças.

Em continuidade a temática que estamos abordando correlacionado a explicação acima vamos falar um pouco sobre as emoções, abordando o autoconhecimento e relacionando de forma oral aos sentimentos.

-Primeiramente em um espaço tranquilo, organizado para a realização da vivência, assistir o vídeo abaixo que contém uma história:

https://www.youtube.com/watch?v=JOfYZ5gsdIw

-Após a história conversar com os pequenos sobre os sentimentos e ir aos poucos indagando os sentimentos que a história apresenta e quais situações eles identificam e/ou nomeiam no cotidiano.

-Então, na frente de um espelho, com ajuda de um adulto, brincar de fazer expressões faciais, relacionando-as a sentimentos. Por exemplo, cara de feliz, cara de triste, cara de bravo, e assim por diante.

 

- Encerrando a proposta semanal compartilhamos uma música que além de muito divertida traz inúmeras expressões que poderão ser abordadas pela família, e como desafio é todos dançarem tentando realiza-las.

https://www.youtube.com/watch?v=DVvJ2OrJuLE

 

-Como sugestão, no decorrer dos dias, quando surgirem momentos cotidianos onde alguns sentimentos apareçam de forma mais evidente, retomar oralmente com a criança a construção realizada, incentivando aos poucos a identificar e verbalizar seus sentimentos.

 

Registro:

Como registro desta proposta gostaríamos que enviassem um relato de como a criança se expressa no cotidiano e um vídeo/foto do momento da música ou da história, que foi mais significativo para os pequenos.


Objetivos:

(EI01EO04CB-02) Utilizar de linguagens variadas para expressar necessidades, desejos e sentimentos através de gestos, balbucios, choros.

(EI01CG03CB-04) Acompanhar a narrativa de histórias, fazendo expressões e gestos para acompanhar as ações de histórias diversas contadas pelo adulto.

(EI01EF04CB-02) Relacionar as ilustrações dos livros com suas vivências, trazendo assim algum significado a elas.

(EI01EF06CB-01) Realizar diferentes expressões faciais, dando significado a elas.