segunda-feira, 3 de maio de 2021

Propostas para o ensino remoto: Nível 4, 04/05

  As propostas postadas semanalmente, a partir do dia 03/05, em nosso blog são especificamente para as crianças as quais a família optou neste momento pelo ensino remoto. As crianças que estiverem frequentando a escola de forma presencial não precisam realizar as propostas em casa.



Queridas famílias!

Nosso objetivo principal com essa atividade é que a criança identifique e que consiga distinguir os quatro sabores primários: doce, salgado, amargo e ácido, também perceber sua capacidade e aprendizado em identificar e diferenciar os cheiros de diferentes aromas.

 

Desenvolvimento:

Pra esse momento de aprendizado deve-se deixar a criança bem à vontade para a realização da proposta. Estar em um ambiente tranquilo e sem distrações para que ela consiga se concentrar.



Nossa proposta para trabalhar os sentidos que hoje será o olfato e paladar é: primeiramente coloque uma venda nos olhos da criança e comece oferecendo os alimentos de diferentes gostos, após cada um deles peça a ela se consegue identificar o que está provando. Quando for a vez do olfato utilize alimentos e outros aromas diferenciados para que a criança tente descobrir o cheiro do elemento. Se ela não acertar o que está experimentando ou cheirando explique que tudo certo, pois tem coisas que são difíceis de acertar. Lembrando sempre que a criança está em constante desenvolvimento e temos como propósito com nossas atividades de ampliar isso com ela. As propostas precisam ser aplicadas de forma alegre e descomplicadas, tornando esse momento de diversão e alegria para nossas crianças.

Vamos fazer pipoca? Através da exploração e degustação da pipoca conseguimos explorar os 5 sentidos. Quer ver como? Acesse o link:

https://www.youtube.com/watch?v=NaTcJL2bMPs

Mais uma música para explorar os sentidos:

https://www.youtube.com/watch?v=IqCZO5y-K9M

 

Registro: registre esses momentos com fotos, vídeos e nos escrevendo como foi para a criança a realização da atividade, se ela conseguiu identificar os elementos utilizados.

 




Objetivos:

(EI02EO02CB-02) Conhecer as possibilidades e os limites do seu próprio corpo, confiando em suas ações.

(EI02TS02CB-05) Manipular materiais não estruturados como forma de recursos à aprendizagem.

(EI02ET01CB-04) Descobrir as propriedades dos materiais através da exploração (cor, sabor, odor, temperatura e tamanho).

(EI02ET03CB-04) Desenvolver os sentidos, aguçando-os através da exploração das diferentes sensações, resultantes do contato com diversos materiais e recursos, incluindo os elementos naturais: cheiros, sons, texturas, sabores e temperaturas.