As propostas postadas semanalmente, a partir do dia 03/05, em nosso blog são especificamente para as crianças as quais a família optou neste momento pelo ensino remoto. As crianças que estiverem frequentando a escola de forma presencial não precisam realizar as propostas em casa.
Olá família!
Visando estimular ainda a importância e reflexão
da identidade, dando seguimento as nossas propostas, falaremos de uma pessoa
muito importante em nossa vida, a nossa mamãe.
A maneira de se relacionar com os membros da família é
determinante para a forma como eles acabam interagindo com o restante da
sociedade. Cada família ensina na prática o que é bom e o que não é. Isso é o que chamamos de papéis familiares: o papel que cada
membro desempenha dentro desse núcleo. A definição e entendimento de
cada um dos papéis familiares é muito importante, tanto
para a saúde mental dos seus componentes, quanto para o estabelecimento de
vínculos claros e saudáveis. Seguem então a proposta:
-
Assistir ao vídeo mãe de todos os tipos (https://www.youtube.com/watch?v=1dqZD9gq3ys)
- Dialogar com a criança sobre todos os tipos de
mãe, da importância de respeitar a todos, explicando carinhosamente sobre o
assunto, ressaltando que assim, como cada criança é diferente, as mamães
também, que alguns têm, outros, infelizmente não. Que existe mãe de sangue e
mãe de coração.
- Frizar também que existe um dia das mães, que
serve para comemorações, mas que, o dia delas são todos os dias, por tudo que
fazem e pelo quanto que zelam pelos seus filhos, citando exemplos.
A proposta dinâmica:
- Separar alguns pertences da criança, (por
exemplo: tip top usado quando ou logo que nasceu, xale, sapatinhos de vários
tamanhos, brinquedos, qualquer coisa que possa remeter a momentos que tiveram
com a criança utilizando o objeto).
- Os objetos podem ser colocados em uma caixa ou
em um “varal”, que pode ser feito utilizando barbante, nylon, ou até mesmo no
próprio varal de roupas que colocamos para secar.
- Sentar com a criança e contar, mostrando a ela
cada fase, utilizando o objeto, lembrando dos momentos importantes.
- Para aqueles que vierem para escola,
sugerimos, trazer durante a semana os pertences, com o bilhete explicativo,
pois estes serão expostos junto da “cartinha” apresentando os dados como por
exemplo: o momento usado, idade, como era na época, algo marcante e assim por
diante.
- Importante deixar a criança interagir em todos
os momentos, para isso, os registros também através de fotos são bem atrativos.
- Por último, junto das mamães assistir ao vídeo
de uma música em homenagem a elas. ( https://www.youtube.com/watch?v=Pnt5pczc6xg )
- Abraços,
beijos e muito carinho…
- Registrar através de fotos dos pertences e se
possível, vídeo contando a história de, pelo menos, um dos pertences, ou então,
pode ser somente áudio explicando.
Aguardamos os retornos pelo whats da professora.
(EI01EO05CB-01) Conviver num
ambiente seguro e aconchegante, relacionando-se, conhecendo a si e ao outro e
aprendendo com as experiências que este espaço lhe proporciona.
(EI01CG04CB-01) Reconhecer as
pessoas que lhe cuidam, solicitando colo ou aconchego ao adulto referência de
seus cuidados, participar de situações de troca, interagindo com ele,
desenvolvendo atitudes de respeito ao seu corpo e ao outro.
(EI01EF01CB-04) Observar e
reconhecer seus pertences entre os demais, fazendo-se uso de imagem.