As propostas postadas semanalmente, a partir do dia 03/05, em nosso blog são especificamente para as crianças as quais as famílias optaram neste momento pelo ensino remoto. As crianças que estiverem frequentando a escola de forma presencial não precisam realizar as propostas em casa.
Famílias!
Esta semana vamos propor um desafio pensante para vocês e os pequenos, para este momento vamos precisar de alguns materiais, caso não haja em casa pedimos que entre em contato conosco para combinar a retirada na escola, será necessário:
-Folhas de papel (ofício, ou alguma que não contenha gravuras)
-Canetinha, ou qualquer material riscante disponível, lápis, caneta, entre outros.
Com o material disposto iniciaremos nossa proposta, observando os seguintes passos:
– Organizar um ambiente tranquilo, sem intervenções sonoras que possam dispersá-los;
- Junto com a criança será necessário decidir alguns objetos pequenos para usar na proposta, e transpassar sua forma para a folha, como na imagem a seguir:
- O contorno dos objetos será usado como tabuleiro, então retiramos os objetos e a criança terá que corresponder cada um ao seu desenho. A ideia que se possível utilizar a cor correspondente e ir com os pequenos nomeando-as uma a uma.
- Essa proposta pode ser repetida algumas vezes e aos poucos podem ser criados novos tabuleiros, uma opção é utilizar, as peças de encaixes que por vezes temos em casa, separando-as e agrupando-as conforme suas formas geométricas, segue exemplo:
*Lembretes importantes:
- Sempre é necessária a supervisão de um adulto na condução das propostas.
-Ao escolher os objetos que serão explorados é necessário que os mesmos não ofereçam perigo aos pequenos ou sejam de convívio cotidiano deles.
-O desenho dos objetos terá que ser feito pelo adulto que conduzirá a proposta, nossa turminha ainda está construindo essa habilidade gradativamente.
-O nível de dificuldade precisa ser adaptado conforme a criança.
Registro:
O registro deste momento deverá ser feito através de fotos, registrando os objetos escolhidos, o tabuleiro criado, e um relato escrito ou por áudio de como foi a realização da mesma, se a criança conseguiu realizar o desafio, se já está identificando as cores, e as possíveis variáveis que surgirão.
Objetivos:
EO
(EI02EO02CB-04) Proporcionar experiências e situações de escolha, apostando na capacidade das crianças.
CG
(EI02CG05CB-01) Desenvolver habilidades motoras, manuseando materiais diversos com variadas texturas, espessuras, cores e formas.
TS
(EI02TS02CB-01) Manusear e reconhecer objetos em diferentes dimensões, considerando também o seu próprio repertório, explorando elementos, formas, volumes, texturas e planos.
ET
(EI02ET01CB-03) Explorar e organizar progressivamente brinquedos e outros materiais, realizando classificações simples, utilizando critérios: tamanho, forma, cor, peso e comprimento, percebendo semelhanças e diferenças nos objetos.