sexta-feira, 14 de maio de 2021

Propostas que aproximam: Nível 4, 18/05

 As propostas postadas semanalmente, a partir do dia 03/05, em nosso blog são especificamente para as crianças as quais as famílias optaram neste momento pelo ensino remoto. As crianças que estiverem frequentando a escola de forma presencial não precisam realizar as propostas em casa.


Hora do Conto: Tatu-Balão.
Autora: Sônia Barros
1º Momento: Assistir ao vídeo da história, narrada pela professora, e realizar a conversação com os pais, questionando e permitindo que a criança pense sobre os fatos acontecidos na história.
Vídeo da história
O que o Tatu Bola queria fazer?
O que ele queria ser?
Ele achava que conseguiria voar?
Ele conseguiu voar?
Quem o Tatu encontrou lá na floresta?
O que o menino Damião estava fazendo?
O que aconteceu com o Tatu e o Damião?
Eles ficaram amigos?
O Tatu foi muito corajoso ao voar pelo céu azul. E você? Também é corajoso?
Sentir o vento no rosto deixou o Tatu Bola feliz. Para você, o que te deixa feliz?
Será que existe Tatu bola? Você já viu um? Onde será que ele mora?
Pesquise com a criança sobre este famoso animal, mostrando fotos de como ele é, o que se alimenta, respondendo as curiosidades da criança.
2º Momento: O Tatu bola queria ser o Tatu-Balão para voar no céu e sentir o vento! Como podemos sentir o vento? Podemos brincar com o vento? Este é o nosso desafio dessa semana, explorar esse importante elemento da natureza: O vento!
Com a participação da família, explore o ambiente externo observando o movimento do vento, sentindo-o, escutando os sons, o balanço das árvores, etc. Usando a criatividade encontramos muitas formas de brincar com o vento.
Ideias:
Brincar com cata-vento;
Brincar com balão e fitas;
Brincar de não deixar o balão cair.
Amarrar fitas coloridas na janela ou em árvores;
Brincar com pedaços de tecidos coloridos cortados em tiras;
Fazer uma pipa como a que o Tatu voou na história;
Pendurar objetos que produzem sons;
Fazer bolhas de sabão.
Assoprar com canudinho.
Correr com fita amarrada na sacolinha
Como fazer uma Pipa:


Material:
2 varetas de bambu ou de palito de churrasco,
Fita adesiva colorida,
Tesoura sem ponta,
Papel de seda,
Papel crepom ou seda (para a rabiola),
Linha
Como Fazer:
1) Recorte o papel de seda em forma de quadrado, com aproximadamente 30cm
2) Cole um dos palitos na diagonal.
3) Faça um arco com o outro palito e cole -o cruzando por cima do palito que já está colado.
4) faça dois furinhos no lugar onde as duas varetas se cruzam (um furo de cada lado).
5) passe a linha pelos buracos e, sem cortá-la, dê um nó. Amarre a linha para puxar a pipa a partir do nó.
(mas deixe um espacinho)
6) por último faça uma rabiola bem colorida, com o papel crepom (é só cortar umas tiras de papel crepom
colorido) ou papel seda (corte uns pedaços do papel e cole num fio de linha) e depois é só amarrar na pipa
(na parte de baixo da vareta reta).
Alguns cuidados na hora de empinar a pipa:
Dica 1) Evite lugares com fios, podem ser muito perigosos e causar choques.
Dica 2) Ficamos olhando para o céu e esquecemos do chão, por isso é bom um lugar plano e com
poucos riscos de queda.
Boa Diversão!

Registrando:
Nos conte o que brincaram, como foi esta descoberta para a criança, como ela agiu, sentiu, o que achou.
Podem enviar fotos e vídeos desse momento
Objetivos dessa proposta:

Expressar-se verbalmente com autonomia e confiança.
Compreender e estruturar frases simples.
Participar de momentos de hora do conto, envolvendo-se em diferentes histórias contadas pelos professores/crianças.
Desenvolver a oralidade em diversas situações cotidianas, a fim de formular perguntas e expor respostas.
Incentivar a criança a explorar a história de diferentes maneiras e suportes, formulando perguntas e expondo suas hipóteses
Proporcionar experiências e situações de escolha, apostando na capacidade das crianças.
Vivenciar situações de brincar com materiais não estruturados e sucatas, participando de momentos convidativos que possam despertar a curiosidade e a criatividade das crianças.
Explorar de maneira autônoma as possibilidades sensoriais e psicomotoras, tanto na sala de referência como nos demais ambientes.
Desenvolver as potencialidades corporais com movimentos amplos e finos
Progredir em suas habilidades motoras, desenvolvendo noções como em frente, atrás, no alto, embaixo,
Desenvolver as capacidades motoras como deslocamento, postura, lateralidade, noções de espaço, por meio de propostas lúdicas e significativas, adaptando o grau de dificuldade, respeitando a individualidade de cada um.
Perceber, reconhecer e explorar sons dos ambientes internos e externos, bem como o da natureza.
Manipular objetos e brinquedos de materiais diversos, explorando suas características físicas e possibilidades: produzir sons, apertar, encher, esvaziar, empilhar, afundar, flutuar, soprar, montar, lançar, jogar…
Observar fenômenos naturais (sol, chuva, tempestades...), a partir de momentos que contemplem vivências e contato com a natureza.